Após a morte misteriosa do Coronel Custódio (Antonio Petrin), todos participarão do cortejo. Na ocasião, Teresa (Roberta Gualda) aparecerá desolada perante o acontecimento e precisará de amparo, o que será feito por Almeida (Fernando Pavão), que também estará acompanhado de Urraca (Jussara Freire).
Por outro lado, Beatrice (Bete Coelho) se mostrará forte e não chorará, ao contrário de Maria Isabel (Thaís Fersoza), que será a mais emocionada da turma. Quando o cortejo passa, todos reverenciam respeitosamente o corpo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Escrava Mãe
Depois disso, Juliana (Gabriela Moreyra) avistará Miguel (Pedro Carvalho) e os dois trocarão olhares. Porém, a personagem de Thaís Fersoza fará questão de atrapalhar o momento, se meter na frente da escrava e correr para os braços do amado, aos prantos.
Mais tarde, Beatrice surpreenderá ao deixar o cortejo e bater no rosto de Maria Isabel, que acabará caindo no chão. Esta, por sua vez, descontará o tapa em Esméria (Lidi Lisboa), que ficará completamente desnorteada.
Em seguida, Juliana será segurada por Almeida, que empurrará Tia Joaquina (Zezé Motta), até que ela cai no chão. A cena vai ao ar na próxima semana em Escrava Mãe, na Record TV.
No mais, vale ainda ressaltar que o autor Gustavo Reiz levantará sete suspeitos pelo assassinato de Custódio, entre eles Juliana, Miguel, Coronel Quintiliano (Luiz Guilherme), Dona Urraca, Almeida, Guilherme (Roger Gobeth) e Maria Isabel.