Em Mar do Sertão, cairá como uma bomba na vida de José (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) a revelação de que eles são irmãos. A princípio, o vilão é quem ficará mais perturbado com a notícia, e o coronel Tertúlio (José de Abreu) será obrigado a implorar pelo perdão dele.
Tudo começou quando Xaviera (Giovana Cordeiro) descobriu a certidão de nascimento falsa que Tertulinho usou para se passar por primo de José no passado e tentar matá-lo. Após alguns dias, Candoca (Isadora Cruz) e Maruan (Pedro Lamin) decidem revelar tudo para José, que fica tomado por ódio e vai até a fazenda Palmeiral para tirar satisfação com Tertulinho.
Lá teve início uma verdadeira briga entre os dois e foi nesse momento que Tertúlio tomou à frente e finalmente revelou que José é seu filho e que ele e Tertulinho são irmãos. Desnorteado com a revelação, ele pega uma arma e vai atrás de José, que está na caverna junto com Candoca. O vilão chega a disparar na direção do protagonista, mas erra o tiro de propósito e é repreendido pela ex, que toma a arma da sua mão.
Tertúlio implora pelo perdão de Tertulinho
Tertúlio decide procurar o filho pouco após a revelação e pede desculpas a ele. “Eu errei com você, meu filho, errei com Zé Paulino… Errei com a vida. Fui que te fiz ser assim, um homem amargurado, vingativo…”, dirá o coronel, emocionado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
De costas para o veterano, Tertulinho ouve tudo em silêncio e não diz uma palavra. Tertúlio, então, entende que não conseguirá uma reação por parte do filho, seja positiva ou negativa, e decide ir embora, frustrado. “Oh, meu filho, tu não merece o pai que tem. Boa noite!”, falará o fazendeiro.
Vale destacar que a novela das seis é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.