Timóteo (Bruno Gagliasso) ficará sabendo do retorno de Açucena (Bianca Bin) para Borogodó e, claro, arquitetará um plano para sequestrá-la [novamente] em Cordel Encantado. Nos próximos capítulos, o vilão invadirá casa de Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa), mas, ao chegar lá, cairá em uma armadilha.
Veja também: resumo dos capítulos da novela Cordel Encantado
Na ocasião, o coronel verá uma mulher com roupas de princesa e a segurará tapando sua boca. Ao virá-la, descobrirá que não é Açucena, e sim Benvinda (Claudia Ohana). Logo em seguida, Jesuíno (Cauã Reymond) aparecerá e debochará do rival: : “Achou, de verdade, que ia pegar Açucena outra vez?”. O malando, claro, tentará fugir, mas o filho de Herculano (Domingos Montagner) o encurralará.
Veja também: Saiba qual o provável futuro do autor Aguinaldo Silva após o fracasso de O Sétimo Guardião
Logo em seguida, notando a briga séria, Benvinda tentará separá-los. Mesmo furioso, o protagonista decidirá soltá-lo. Entretanto, antes de sair, o vilão encarará Jesuíno revoltado: “Tu me paga!”, dirá ele, que fugirá de lá com sangue nos olhos. Xii!
O FINAL DE TIMÓTEO
Disposto a ter Açucena (Bianca Bin) em seus braços, o vilão conseguirá sequestrá-la e a fará de refém dentro da igreja de Vila da Cruz.
Enlouquecido, o coronel começará a massacrar a mocinha e, em um ato de loucura, colocará fogo na igreja. Açucena, claro, entrará em desespero. Com o calor e a fumaça, os dois não aguentarão e desmaiarão, mas Jesuíno conseguirá resgatar a princesa, enquanto o perverso ficará lá dentro.
Ainda no capítulo decisivo, diante das chamas, Timóteo não aguentará e morrerá queimado no incêndio provocado por ele mesmo. No final, Borogodó, enfim, se livrará das garras do malvado e todos comemorarão o desfecho do antagonista.