Timóteo (Bruno Gagliasso) será capturado por Herculano (Domingos Montagner) em Cordel Encantado e será torturado em uma gaiola. Contudo, o vilão inventará que estará passando mal para, assim, conseguir se libertar da jaula e conseguir fugir.
Veja também: resumo dos capítulos de Cordel Encantado
Na sequência, todos convencerão Rei do Cangaço a levá-lo para dentro de uma da barracas. Felipe (Jayme Matarazzo), comovido com o malandro, pegará um punhal e cortará as cordas dele. Em um movimento rápido, Timóteo roubará o punhal e apontará na direção do príncipe. Com a situação no controle, o vilão ameaçará matá-lo caso não consigam um cavalo para ele fugir. Apesar da resistência, Herculano decidirá liberá-lo.
Veja também: resumo de todas as novelas da Globo
Quando Timóteo vai subir no cavalo, Jesuíno (Cauã Reymond) pulará de uma árvore sobre o rival. Belarmino (João Miguel) conseguirá pegar o punhal do rapaz e Jesuíno o prenderá no chão. Furioso, Herculano ordenará que levem Timóteo de volta para a gaiola.
HERCULANO ORDENA A MORTE DE TIMÓTEL
Após ter sido capturado por Herculado (Domingos Montagner) e torturado por ele em uma gaiola, Timóteo (Bruno Gagliasso) ficará com medo do cangaceiro e implorará para não morrer em Cordel Encantado. Nos próximos capítulos, o pai de Jesuíno (Cauã Reymond) chegará a um veredito junto ao bando: matar coronelzinho.
Jogado no chão, o vilão, que já aprontou várias maldades, implorará piedade. Por sorte, Augusto (Carmo Dalla Vecchia), que estará no momento, impedirá a tragédia. Ele receberá o apoio do Príncipe Felipe (Jayme Matarazzo), Zenóbio (Guilherme Fontes), Petrus (Felipe Camargo) e Dora (Nathália Dill). Eles pedirão que o coronel seja entregue às autoridades, para que seja julgado por um tribunal.
“A clemência é um atributo que eu, como soberano, sempre valorizei em meu reino, capitão”, dirá Augusto. “Acontece, majestade, que aqui é o meu reino! Eu digo que Timóteo é um criminoso sem perdão e vai ser executado!”, rebaterá Herculano.
Logo em seguida, Timóteo será levado arrastado para a execução. Ele implorará mais uma vez, mas ninguém o ouvirá. Cícero (Miguel Rômulo) apontará uma arma em direção ao vilão e, prestes a disparar, Jesuíno chegará correndo para impedi-lo: “Meu pai, eu lhe peço que ouça a ideia que eu mais rei Augusto tivemos”. Augusto completará: “Uma ideia que pode resolver todos os nossos problemas. Mas pra isso Timóteo tem que viver.”