Queridinha do autor Walcyr Carrasco, a atriz Guilhermina Guinle estava longe da telinha da Globo desde que atuou em Eta Mundo Bom, deste autor. Mas agora ela já tem um novo papel, e de vilã, em Salve-se Quem Puder.
Sobre como surgiu o convite para o papel, ela conta: “Foi o próprio Daniel [autor] que me convidou. Fiquei superfeliz. Ele tinha escrito com Silvio de Abreu o remake de Guerra dos Sexos, que eu fiz. Aí pensou em mim para essa vilã e eu falei ‘vamos embora’”.
A atriz dá mais detalhes da personagem: “Ela tem amantes, é tipo poderosa, não quis casar, não quis ter filhos. Bem resolvida, tem a profissão dela. É uma mulher moderna de hoje em dia. Muitas mulheres de hoje em dia optam por valorizar a profissão. Ela é advogada, foi isso que sempre quis para fazer dinheiro. Justiça não é algo que ela faça, ela faz outro tipo. Ela é capaz de qualquer coisa, até que se tiver que matar, aí ela vai”.
Guilhermina Guinle acrescenta: “Mora com o sobrinho, que é o Enzo (Rafael Cardoso), e que ela criou desde a infância. Aí tem todo o dilema da novela que ela quer ele para trabalhar com ela, e ele fica na dúvida, mas segue. Não pelo coração, porque ele é bom”.
Ela ainda defendeu o papel de vilã, que ela vem fazendo seguidas vezes nos últimos anos: “Vilã é muito bom de fazer, superdivertido. Você acaba falando coisas que não falaria na vida, fazendo coisas que não faria. É um momento que quando chega o texto e você vê aquelas coisas horrorosas, eu maltrato a empregada, dou ordens o tempo todo. É um personagem, obviamente, bem distante de mim, de tudo, aí que fica mais legal, um grande exercício de atriz”.
GUILHERMINA GUINLE, A VILÃ…
“O Daniel falou, ‘olha, ela faz qualquer negócio. O que tiver que fazer ela faz, até matar’. Quando chegou no capítulo três, quatro, eu falei ‘gente, o que está acontecendo’. Eu mato mesmo. Eu vi que ela faz qualquer negócio. Ela pega em arma e atira”, conta Guilhermina Guinle sobre sua nova vilã.
A atriz ainda revela que estava com certas saudades de voltar a fazer novela: “Eu adoro a minha profissão, adoro trabalhar. Comecei com 18 anos, nunca parei. Entre um convite e outro, correr atrás de coisas que dessem satisfação artisticamente. Aí tive a minha filha, que tá fazendo seis anos agora. No primeiro um ano e meio fiquei com ela. Tive com quase 40 anos”.
Sobre gravar no México, em Cancún… “Uma delícia. Eu fiquei do começo ao fim, mas só gravei dois dias. Fiquei por minha conta, curtindo, até levei a minha filha. Eu não conhecia”. Com informações do Observatório da Televisão.
Por fim, a atriz comentou sobre a continuação de Verdades Secretas: “O Walcyr [Carrasco] me convidou, falou que vai ter. Como saiu na imprensa, não deu problema eu falar. Achei muito interessante, que eu saiba nunca teve algo assim, uma continuação de uma novela. Foi um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer”.
“A gente realmente fazia cinema na televisão. Diretor de fotografia, cenário diferente. Foi uma experiência muito legal. A gente fez um trabalho de dois meses de ensaio. Foi maravilhoso, eu amei. Tomara que dê certo”, finalizou Guilhermina Guinle.