Nos próximos capítulos de Renascer, Tião (Irandhir Santos) acabará mudando os rumos de sua vida ao se separar de Joana (Alice Carvalho) e se transferir para o acampamento com o objetivo de liderar os sem-terra ao lado de uma nova personagem chamada Dalva, que será interpretada por Maria Zenayde. Na ocasião, a mulher virará uma grande parceira dele em prol de defenderem os injustiçados e lutarem a favor da reforma agrária na trama de Bruno Luperi.
Apesar do final inédito, o personagem de Irandhir Santos seguirá apaixonado por Joana, embora seu sonho seja o de ter um pedaço de chão para plantar e colher. Vale ressaltar que, a cada capítulo desta semana, o veterano sentirá dentro de si que almeja um propósito de vida juntamente com todo o “povo da lona”, nomenclatura esta usada por Egídio (Vladimir Brichta).
Além disso, o público também verá Dalva reagindo a acusação de roubo proferida por José Inocêncio (Marcos Palmeira) a Tião, fazendo com que a mulher recuse a proposta de João Pedro (Juan Paiva) de contratar os assentados para trabalhar com ele. “De sua gente nóis querêmo distância! Pá eles vim dizê que nóis invadîmo a terra deles? Que robâmo cacau dos ôto?”, atiçará a veterana.
Depois, a personagem de Maria Zenayde fará questão de lembrar aos trabalhadores que Tião foi demitido pelos companheiros de João Pedro do dia para a noite, sem ter errado nem nada. No mais, a nova personagem ainda conhecerá Joana e terá a humildade de acolhê-la. Contudo, a cozinheira não vai querer morar no assentamento. “Ainda bem que você existe, dona, que a gente aqui tava começando a pensá que a mulé de seu marido era mêmo aquela galinha”, brincará a idosa, que não se relacionará com o ex-catador de caranguejos.