Quando se pensa em novelas, logo se vem a mente as três emissoras do ranking: Globo, Record e SBT. Mais recentemente, quem voltou para a jogada foi a Bandeirantes, com novelas estrangeiras e reprises de produções próprias que fizeram sucesso nos tempos áureos da emissora, quando havia investimento em teledramaturgia.
Mas, nem sempre foram estes canais que dominaram o ranking daqueles que exibem novelas em nosso país. Por isto, trouxemos uma lista das vezes em que emissoras menores puderam ter a oportunidade de colocarem novelas em suas programações e que, provavelmente, você não sabia:
RedeTV!
A RedeTV! já ousou em investir na dramaturgia quando produziu algumas séries. Porém, no que se refere a novelas, em alguns momentos pontuais a emissora fez estas apostas. Foi o caso da exibição das estrangeiras Pedro O Escamoso, Gata Selvagem, Paixões Ardentes e Betty A Feia.
No caso dessa última, o sucesso foi estrondoso e considera-se que, até hoje, a RedeTV! nunca atingiu tanta audiência em sua história. Com a exibição de Betty, a RedeTV! atingiu médias de 7 pontos e tinha picos que passavam dos 15 pontos.
CNT
A Central Nacional de Televisão (CNT) surpreendeu no final dos anos 90 quando fechou um acordo com a Televisa, que até então era parceira do SBT. Em um momento de distanciamento entre Silvio Santos e a líder mexicana de dramaturgia, a CNT aproveitou que estava em um bom momento devido a união que estava em andamento com a TV Gazeta para fazer este investimento. Acorrentada, Alma Indomável, A Outra, Dona Bárbara, Sexo Forte Sexo Frágil, Marimar foram algumas das novelas exibidas pelo canal.
TV Brasil
Recentemente, a TV Brasil se envolveu em uma polêmica quando comprou os direitos de exibição de Os Dez Mandamentos. A novela da Record foi adquirida pela emissora estatal sob o propósito de tentar alavancar os índices, sendo que críticos disseram que a TV Brasil estava sob influência de interesses privados, uma vez que o presidente tem forte ligação com o proprietário da Record, Edir Macedo. Antes de Os Dez Mandamentos, a TV Brasil fez sucesso ao exibir Windeck, novela angola sucesso na crítica e indicada ao Emmy.
TV Diário
Canal nordestino que impressionou a Globo no início dos anos 2000 devido a seu potencial de crescimento, a TV Diário de Fortaleza também já apostou em novelas. Foi o caso de Serras Azuis, Meu Pé de Laranja Lima e Dance, Dance, Dance, todas exibidas e produzidas originalmente pela Band, e que foram adquiridas pela TV Diário em 2011. Foi a única vez em que o canal resolveu exibir este tipo de produto televisivo.
Rede Vida
No ano de 2013, pela primeira vez a Rede Vida anunciou que transmitiria telenovelas em sua programação. Para isto, adquiriu da Band a novela Meu Pé de Laranja Lima. Empolgada, o canal católico adquiriu outra produção: Os Imigrantes, também da Bandeirantes. Com esta última, encerrou sua jornada de novelas.
TV Aparecida
Entre 2017 e 2019, a TV Aparecida abriu uma faixa de novelas em sua programação. Para isto, adquiriu alguns títulos sendo estes, em sua maioria, aqui do Brasil. As novelas brasileiras escolhidas foram A Padroeira (em exibição de abril a dezembro de 2017), O Direito de Nascer (em exibição de fevereiro a agosto de 2018) e Coração Esmeralda (em exibição de setembro de 2018 a fevereiro de 2019). No caso de Coração Esmeralda, a telenovela tem origem venezuelana, e foi a última a ser exibida pelo canal católico.