Existem alguns casos de atores que se tornaram conhecidos nas novelas do Brasil, mas que não são daqui. Estamos nos referindo àqueles que são naturalizados como brasileiros e se consagraram nas telinhas de nosso país.
Veja também – Frustrado com fiasco colossal, autor pediu demissão com novela no ar e esbravejou: “Nunca mais”
Provavelmente, você nunca soube que estes atores eram estrangeiros, até porque eles não têm sotaque gringo ou não aparentam serem de fora. Mas, na lista a seguir, você passa a conhecer cada caso. Acompanhe:
Giulia Gam
Recentemente pudemos matar a saudade de Giulia Gam por conta da reprise de Ti Ti Ti no Vale a Pena Ver de Novo e de Fina Estampa. Sua última aparição nas novelas foi em Boogie Oogie (2014), quando saiu por conta de brigas nos bastidores com o diretor da trama.
Desde então, ela tem se limitado a pequenas participações, mas é um nome consagrado da nossa teledramaturgia. Gam é natural da Itália, na região da Perugia. No meio da infância, ela e a família se mudaram para São Paulo. Quando a atriz tinha 21 anos, voltou a morar em sua terra natal, portanto sabe falar fluentemente tanto o português, quanto o italiano.
Veja também – Terror dos militares, atriz foi demitida da Globo por motivo fútil e morreu em acidente suspeito
Sérgio Hondjakoff
Outro naturalizado brasileiro que conhecemos é o ator Sérgio Hondjakoff. Ele ganhou destaque ao estrelar Malhação com o eterno Cabeção. Atualmente sumido das telinhas por estar em reabilitação depois de um período de forte dependência química, ele é norte-americano.
No entanto, desde muito cedo, o ator passou a vir para o Brasil e investiu na carreira artística. Hondjakoff era uma estrela mirim, que aparecia em diversos comerciais desde os quatro anos de idade. Quando tinha sete anos, estreou na TV em 1992 durante uma participação em um especial da Escolinha do Professor Raimundo.
Veja também – Televisa do Brasil? Confira cinco novelas da Globo que pareceram um dramalhão mexicano
Enrique Díaz
Bastante reservado sobre sua vida pessoal, Enrique Díaz é um ator peruano naturalizado brasileiro. Ele é conhecido por diversas novelas, dentre elas a premiada Joia Rara (2013), Cordel Encantado (2011) e a primeira versão de Pantanal (1990).
O ator esteve recentemente fazendo participação especial como o pai da Juma na primeira fase do remake de Pantanal. Enrique está no elenco da próxima novela das seis, Mar do Sertão, onde interpretará o Timbó.
Veja também – Em 1995, Globo e Gilberto Braga se arrependeram de ter colocado novela no ar; saiba qual!
Chico Díaz
Irmão de Enrique Díaz, Chico nasceu no México e passou boa parte da infância vivendo no Peru. Quando tinha 10 anos, mudou-se com a família para o Brasil e desde então fez vida por aqui. Apesar de ser ator, ele é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ.
Pouco tempo depois de se estabilizar em nosso país, Chico passou a integrar companhias de teatro e aperfeiçoou seu talento. Ele esteve em diversos papéis das novelas globais e atualmente está sendo visto na reprise de A Favorita, exibida no Vale a Pena Ver de Novo.
Veja também – O SBT que se cuide: três vezes em que a Televisa fechou acordos no Brasil com a concorrência
Alexia Dechamps
Sumida das novelas, Alexia Dechamps é conhecida principalmente por trabalhos nos anos 80 e 90 em tramas de sucesso. A atriz é argentina e, no meio da infância, veio com familiares para viver no Rio de Janeiro.
Seu último trabalho notório foi na primeira versão de Verdades Secretas em 2015, quando viveu a Lídice. Foi vista há pouco tempo na reprise de O Cravo e a Rosa, novela onde interpretou a Laura, mãe de Catarina (Leandra Leal).
Veja também – Diante das câmeras: Veja quatro atores que morreram no meio das gravações de novelas
Giullia Buscacio
Giullia Buscacio teve uma infância agitada. É natural de Portugal, mas passou boa parte da infância na Coreia do Sul por conta de seu pai, que é um jogador de futebol. Devido a isto, a atriz fala português e coreano fluentemente.
A Record abriu as portas pela primeira vez para que Buscacio iniciasse sua carreira e, em 2010, conseguiu uma oportunidade para entrar na Globo devido um especial de fim de ano. Em Velho Chico (2016), a atriz atuou em seu papel de maior destaque, ao fazer par romântico com Gabriel Leone.
Veja também – Fiasco total: Saiba qual novela precisou de pedido de desculpas ao público por ser tão ruim
Giselle Itié
Outro nome conhecido das novelas, Giselle Itié também está longe das telinhas há algum tempo. Porém, em 2009 teve grande destaque ao protagonizar Bela, A Feia na Record. Itié é mexicana e fala castelhano fluentemente. Ela e a família vieram ao Brasil em 1985, depois da tragédia do terremoto na Cidade do México.
A atriz voltou para o México quando tinha 15 anos, porque queria aperfeiçoar seu talento na escola de atores da Televisa. Depois, decidiu investir na carreira como modelo até que, aos 18 anos, conquistou a oportunidade para começar na carreira como atriz na minissérie global Os Maias.
Veja também – Censura, segregação, humilhação e mais: Novos detalhes sobre racismo na Globo são expostos
Sophie Charlotte
Talento revelado em Malhação, Sophie Charlotte tem sangue alemão e viveu em Hamburgo até os sete anos de idade. Na maioria de sua jornada, a atriz tem atuações em séries e minisséries.
Ela esteve recentemente estrelando a minissérie Passaporte para Liberdade, a primeira co-produção global feita para o mercado estrangeiro e com participação de atores brasileiros.