Ao descobrir que sua mãe, Eleonora (Joana Medeiros), fez uma visita surpresa a Raquel (Helena Ranaldi) na tentativa de saber qual o tipo de relação existente entre ela e Fred (Pedro Furtado), o rapaz não pensará duas vezes antes de ir atrás da professora com o claro intuito de se desculpar pela atitude da matriarca, até mesmo por se sentir envergonhado e constrangido, além de tentar limpar a própria imagem na reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo.
“Eu vim aqui pela minha mãe. Eu vim pedir desculpa por ela ter vindo aqui falar contigo”, avisará o jovem, no dia seguinte ao ocorrido. Sem entender, a personagem de Helena Ranaldi questionará: “Desculpas por quê?”. “Ela não tinha nada que ter vindo. Ela vive se metendo em tudo”, responderá ele, na lata. Porém, a docente logo tratará de tranquilizá-lo quanto a isso.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
“Eu entendo. Ela se preocupa com você, Fred. Aliás, não é a única, né? Não tem aquele ditado que diz que ‘mães são todas iguais, só mudam de endereço’?”, afirmará a ex de Marcos (Dan Stulbach), em tom de brincadeira. “Acho que não tem mãe igual à minha, não…”, retrucará o personagem de Pedro Furtado.
No entanto, Helena vai contestar a fala do adolescente: “Pode acreditar, porque tem, sim. Eu mesma tive uma mãe atenta, cuidadosa. Vivia na minha escola, conversando com os professores. Às vezes, falava até coisas minhas íntimas lá de casa e eu ficava morrendo de vergonha”, contará ela, se recordando de seu passado.