Em Mulheres Apaixonadas, não é novidade para ninguém que Paulinha (Roberta Gualda) não suporta ser pobre. Por isso, ela morre de vergonha do pai, Oswaldo (Tião D’Ávila), que é porteiro da escola onde a filha trabalha. Constantemente, a menina humilha seu pai e o culpa pelas condições simples que vivem. Nos próximos capítulos, no entanto, a jovem passará dos limites ao ver o veterano sendo atropelado e não vai querer prestar ajuda.
Tudo acontecerá quando Paulinha pegar carona com Marcinha. O motorista parará o carro repentinamente após perceber que houve um acidente na avenida. Ao olhar fixamente, o homem ficará chocado ao constatar que Oswaldo foi atropelado. “É o seu Oswaldo, o porteiro da escola”, falará.
Nesse momento, Paulinha olhará Oswaldo de longe e vai fingir que não o conhece: “Não é não, vamos embora, eu não gosto de ver acidente”, falará ela, friamente. Felizmente, Marcinha e o motorista sairão do carro para socorrê-lo. Paulinha, no entanto, não moverá um dedo e ficará dentro do veículo.
Logo na sequência, Oswaldo será trazido para o carro. Paulinha olhará fixamente para o pai e não demonstrará nenhum tipo de preocupação. Ela, na verdade, ficará monótona no carro durante toda a viagem por não querer dividir o mesmo espaço que o veterano.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.