Após toda a verdade sobre Bernadete (Kayky Brito) ser revelada, Cândida (Yeda Dantas) acabará sendo levada presa por ter enganado a todos acerca do sexo do filho, além de ter omitido ser a verdadeira mãe do garoto na reprise de Chocolate com Pimenta. Sendo assim, o personagem de Kayky Brito, que passará a se chamar Bernardo, deixará bem claro que não a perdoará pelo ocorrido.
“Eu não vou ter dificuldade em me acostumar a ser homem, mas nunca vou perdoar a minha verdadeira mãe, Cândida. Tomara que ela envelheça na cadeia”, desejará o agora rapaz, que, nessa hora, verá Inácia (Viviane Porto) sair em defesa da funcionária. “Eu acho que você está errado. Tem que perdoar a sua mãe”, rebaterá a morena. “E o que você tem a ver com isso?”, estranhará o amigo de Cássia (Luiza Curvo).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Inácia defende Cândida
Em seguida, a serviçal continuará: “Pensa que é fácil ser pobre? Ainda mais com um filho para criar e sem um homem do lado”. “Se a minha mãe gostasse de mim, ela se sacrificaria junto comigo”, alegará o jovem. Mesmo assim, Inácia seguirá argumentando: “Você não tem ideia. Foi criado no luxo, no conforto, nunca faltou nada para comer. Você não sabe o que é ser mãe e ver o seu filho ou a sua filha chorando de fome, sem ter nada para comer. Uma mãe é capaz de qualquer coisa para ver um sorriso no rosto do seu bebê”.
“Bernardo, a mãe às vezes erra abandonando o filho, dando para alguém criar ou fazendo como fez a Cândida, uma loucura. Pelo que eu entendi, ela tinha ficado viúva e ganhava muito pouco. Achou que se vestisse você de menina, você poderia ter estudos, boa comida”, finalizará a mulher, que é mãe biológica de Darlene (Sabrina de Souza).