Em Renascer, Egídio (Vladimir Brichta) ficará revoltado ao descobrir que José Inocêncio (Marcos Palmeira) pretende abandonar tudo e ir embora para o Espírito Santo. O vilão, que já vinha elaborando um plano para eliminar de vez o seu rival, verá todas as suas estratégias irem por água abaixo com a partida inesperada do protagonista.
Egídio já havia fingido selar um acordo de paz com José Inocêncio, tudo como parte do seu plano para enganar o mocinho e conseguir acesso livre para atacá-lo de surpresa. O vilão pretendia usar o mesmo esquema que Marçal (Osvaldo Mil) usou para atirar no seu próprio patrão, uma tática traiçoeira para se livrar de Inocêncio.
Porém, os planos do vilão são interrompidos quando Damião (Xamã) procura o coronel para fazer um anúncio importante. O capataz revela que Inocêncio deixou a Bahia e não pretende voltar, pegando Egídio completamente de surpresa e frustrando seus planos.
“Uma vida inteira atazanando o meu juízo, e justo agora aquele infeliz decide ir embora daqui?”, resmungará ele, demonstrando toda a sua frustração. “Justo agora por quê, coronel?”, perguntará o ex-matador, desconfiado.
“Justo agora por quê… Como por quê? Justo agora por quê… A gente tava começando a acertar o nosso passo”, vai gaguejar Egídio, tentando esconder suas verdadeiras intenções.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Na versão original de Renascer, José Inocêncio não ficou com Aurora (Malu Mader) e acabou retornando para a sua fazenda após ter um desentendimento com a mulher. Vale lembrar que o protagonista tem um desfecho trágico na trama e acaba morrendo, mas não é pelas mãos de Egídio, já que o vilão acaba sendo morto por Marina (Theresa Fonseca) em uma tocaia antes de conseguir atacar o seu rival.