Em Cabocla, o drama na vida de Zuca (Vanessa Giácomo) vai aumentar após ela receber um aviso de Balbina (Jussara Freire). A veterana aconselha a filha a repensar seu casamento com Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) após ele ser diagnóstico com tuberculose, uma doença considerada fatal na época em que a trama se passa.
Sabendo da gravidade do estado de saúde de Luís, Balbina decide falar diretamente com Zuca, e implora para que a mocinha pense bem nas consequências de se casar com um homem doente. “Pelo amor de Deus, filha, pense bem no que você está fazendo”, suplica Balbina.
Zuca, por sua vez, se mostra determinada a seguir com seu plano de casamento: “Já pensei tudo o que eu tinha pra pensar. Não quero ouvir mais nada”. A jovem, já completamente apaixonada pelo rapaz, acredita que o amor entre os dois será capaz de superar qualquer dificuldade.
“Você já pensou, Zuca, como será a vida com este moço? Ele não tem saúde pra nada, vira e mexe ele cai doente”, insistirá Balbina. “Ele vai ficar bem”, afirma a jovem, confiante. “E se não ficar? E se depois de casado ele tem uma piora e morre?”, questionará a mãe. “O Luís não vai morrer”, cravará Zuca. “Essa doença é traiçoeira, filha”, alertará Balbina.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Mesmo diante da resistência de Zuca, Balbina decide dar um ultimato, pressionada pela urgência da situação e pelo amor que sente pela filha. Ela teme que, ao insistir no casamento, Zuca possa estar condenando sua própria felicidade e o seu futuro, e tenta impedir que a jovem cometa um erro irreparável.
Zuca, no entanto, permanecerá firme na sua decisão e vai declarar seu amor por Luís Jerônimo. “Se ele morrer, eu vou pedir para Deus me levar também”, falará a jovem, deixando a mãe surpresa.