O SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo. Sua abrangência e execução acabam sendo uma inspiração para muitos países. Gratuito e público, há quem opte por sistemas privados diante do sucateamento e precariedade de alguns serviços.
Veja também – Relembre cinco novelas recentes que começaram boas, mas terminaram péssimas
Mas, a realidade do nosso país acaba limitando que alguns tenham acesso a planos de saúde privada. Mesmo para aqueles considerados estrelas de grandes emissoras de TV, o SUS não faz distinção de pessoas e está disponível à todos.
Foi o caso desta atriz, que esteve em várias novelas e ganhou destaque em Êta Mundo Bom!. Ela teve maior notoriedade durante sua participação no humorístico Zorra Total e tem longo histórico em atrações globais. Estamos falando de Christina Rodrigues, que morreu aguardando um leito de UTI.
Atriz de Êta Mundo Bom! morreu à espera de um leito de UTI
Além de Êta Mundo Bom!, Christina Rodrigues também participou de várias produções, como foram os casos de Segundo Sol, Além do Horizonte, Beleza Pura e a temporada 2014 de Malhação, subintitulada Sonhos.
No próximo dia 17 de dezembro, completará dois anos que a atriz faleceu após aguardar no CTI (Centro de Terapia Intensivo) de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio de Janeiro por um leito de UTI. Ela procurou atendimento médico em 14 de dezembro, com dificuldades para respirar.
Veja também – Contrato vitalício: Conheça a lista dos globais que nunca vão ser demitidos
O diagnóstico de Christina contemplava uma síndrome gripal e claros sintomas de Covid-19. Por ter comorbidades como diabetes, hipertensão e asma, o quadro de Christina foi se agravando ao ponto que ela precisava de ir para uma UTI.
Por conta da alta exorbitante no número de infecções por Covid-19, ela entrou na fila de espera para conseguir o leito. Infelizmente, não houve tempo hábil para que ela fosse internada da forma correta e sua morte foi confirmada três dias depois de seu primeiro atendimento.
Aguardando leito em “banco horrível”
Em trocas de mensagens reveladas pelo G1, um amigo próximo de Christina mostrou trechos em que ela afirmava estar aguardando por socorro na UPA sentada em um banco no corredor do hospital.
Veja também – Injustiçadas: Confira cinco novelas boas que não agradaram e foram um fiasco de audiência
O amigo se chamava Rafael e, na troca de mensagens, há partes em que ela pede uma almofada porque estava “há 17 horas em um banco horrível“. “Não consigo respirar sem o oxigênio“, disse a atriz global para Rafael.
A resposta das autoridades
Por meio de um comunicado na época do ocorrido, a Secretaria de Saúde do Rio afirmou à imprensa que Christina Rodrigues “recebeu suporte” e que foram prestados todos os esclarecimentos devidos aos familiares.
Veja também – Confira cinco novelas que tiveram capítulos jogados no lixo e precisaram ser regravadas
“A paciente recebeu suporte clínico e ficou em isolamento na unidade, sendo sua transferência pedida à Central Estadual de Regulação (CER) no início da manhã da terça-feira, 15/12. A CER informa que nesta quarta-feira, 16/12, ficou constatada a necessidade de um leito de UTI e iniciou busca ativa pelo leito que atendesse às necessidades clínicas da paciente. A unidade prestou atendimento aos familiares e se colocou à disposição para mais esclarecimentos“, disse um trecho da nota.