Com 38 anos de carreira, Felipe Camargo está longe das novelas desde 2018. O ator, que voltou ao ar neste ano com o personagem Julian na reprise de Alma Gêmea, reexibida no Vale a Pena Ver de Novo, enfrentou uma batalha contra o vício em drogas no passado.
Natural do Rio de Janeiro, o artista viveu uma fase difícil na década de 1990, quando foi casado com a atriz Vera Fischer. Viciado em álcool e drogas, ele teve inúmeros desentendimentos com a atriz, de quem se separou em 1995, depois de anos de um relacionamento conturbado.
Aos 64 anos, Camargo não faz novelas há seis anos — seu último trabalho foi Espelho da Vida (2018). Desde então, ele se dedicou às séries e fez trabalhos como De Volta aos 15 (Netflix – 2022) e a ainda inédita Dias Perfeitos, que será lançada no Globoplay em 2025.
Vício em drogas
Em entrevista ao jornal O Globo, em maio, o ator afirmou que não bebe e nem usa drogas há 27 anos. “Aprendi a lidar quando descobri que eu tinha um problema de dependência. Isso aí é uma coisa que na verdade é para a vida toda. Não é fácil, porque não é fácil viver de qualquer forma. Mas isso mudou a minha vida completamente, quando eu descobri que eu tinha um problema”, declarou.
Camargo confessou que enfrentou uma fase muito difícil para conseguir se livrar do vício. “Claro que não é de uma hora para outra, até porque os problemas sempre vão existir. A vida é essa: resolver problemas. Mas vai ficando melhor, cada vez mais interessante e mais rico viver. É claro que eu fui buscando outras maneiras de me divertir”, disse.
O artista desabafou e explicou que o álcool e as drogas o deixaram bastante mal. “Estava com uma visão tão pequena. Se você está viciado numa coisa, ela toma um lugar enorme na tua vida e te priva de outras milhares de coisas muito mais ricas do que essa porcaria que está te consumindo”, contou.
Ator largou vício por causa do filho
Em conversa com o Gshow no fim de 2023, Felipe Camargo relembrou que largou o vício em drogas por conta do filho, Gabriel, fruto de seu relacionamento com a atriz Vera Fischer. “Parei no dia do meu aniversário”, explicou.
“Tinha vindo de uma recaída. Falei: ‘Vou me dar esse presente’. Meu primeiro filho foi uma grande força para eu tomar essa decisão. Você está se gostando tão pouco, que tem que buscar uma motivação extra nessa hora”, recordou ele.
Por onde anda Felipe Camargo, o Julian de Alma Gêmea?
Depois de interpretar o terapeuta Julian em Alma Gêmea, o ator esteve em novelas da Globo como Tempos Modernos (2010), Cordel Encantado (2011), Amor Eterno Amor (2012), Além do Tempo (2015), Novo Mundo (2017), entre outras.
Camargo, que começou a carreira em Anos Dourados (1986), emendou trabalhos na emissora carioca entre a década de 80 e o início dos anos 2000. Ele participou de produções como O Sexo dos Anjos (1989), Despedida de Solteiro (1992), Pátria Minha (1994), Corpo Dourado (1998) e A Padroeira (2001).