
Atual manda-chuva da Globo, Amauri Soares expôs o que pensa sobre os remakes de novela, que se tornaram comuns no horário das nove nos últimos anos, com tramas como Pantanal (2022), Renascer (2024) e agora Vale Tudo.
O diretor-executivo dos Estúdios Globo, da TV Globo e de Afiliadas contou se no momento existe alguma ideia de produzir outra adaptação. “Neste momento, não temos nenhuma proposta, de nenhum criador, de fazer remakes”, declarou ele em entrevista à coluna Flávio Ricco, do portal Leo Dias.
Amauri, no entanto, não descartou a realização de um novo remake. “Remake não é um gênero. Remake é oportunidade. Se algum criador tiver uma ideia boa, trouxer, e a empresa avaliar que essa história faz sentido ser recontada, a gente faz. As que a gente tinha já foram feitas. Não temos nenhuma proposta nova, de nenhum criador, de fazer remakes. Se a gente vier a ter, vamos avaliar. Não é porta fechada”, afirmou.
Amauri Soares nega “política de remakes” na Globo
Além disso, o executivo ainda ressaltou que “não tem uma política pra remakes”. Segundo ele, o que existe é uma política de produzir boas histórias. “Se tiver uma oportunidade, a emissora avalia”, disse.
Amauri Soares ainda contou que atualmente a Globo está trabalhando com diversas sinopses inéditas, todas com boas histórias. Diante desse cenário, ele prevê uma dificuldade para a entrada de novas adaptações na fila de novelas por conta dessa disputa por espaço na programação. “Ficou duro pro remake”, avaliou.
Apesar das declarações do chefão da Globo, o RDN apurou recentemente que o plano com os remakes dos últimos anos, assim como Vale Tudo, é uma tentativa da emissora para recuperar a audiência perdida. Até o momento, no entanto, somente Pantanal teve grande êxito.
Na minha opinião ‘remakes’ é atestado de incompetência dos autores.