A revolta tomou conta dos bastidores de Volta por Cima. A Globo cortou uma cena picante da novela das sete em que Gigi (Rodrigo Fagundes) falava sobre manter relações sexuais a três com Chico (Amaury Lorenzo) e Roxelle (Isadora Cruz), e a atitude da emissora desagradou o elenco.
A cena em questão deveria ir ao ar no capítulo desta quinta-feira (12), mas a direção cortou a sequência, que chegou a ser gravada. Uma prévia da cena foi ao ar no fim do capítulo de quarta-feira (11), no momento em que são mostradas algumas cenas dos do próximo capítulo.
Os atores envolvidos na sequência polêmica se revoltaram com o corte feito pela Globo. Apesar de não citarem diretamente o episódio, ficou evidente o direcionamento do protesto nas redes sociais.
Censura em Volta por Cima
Em uma publicação em seu perfil no Instagram na noite desta quinta, o ator Rodrigo Fagundes, que interpreta o personagem Gigi na trama das 19h, deixou uma reclamação, sem citar o motivo claramente, mas supostamente se referindo à tal cena.
“Censura e homofobia. Até quando?”, diz a imagem que ele publicou. “Que pena…”, escreveu o artista na legenda da postagem. Depois, ele se pronunciou novamente nos stories. “Ficando off um ‘cadinho’ aqui gente”, avisou.
Não demorou para os outros atores envolvidos na cena comentarem a publicação do colega. “Eu só digo uma coisa: eu te amo. E sigamos na luta por todos nós”, declarou Amaury Lorenzo. “Triste!!!”, afirmou Isadora Cruz.
A cena que a Globo cortou
Na cena que a autora Claudia Souto escreveu e que os atores gravaram, Gigi chega para Chico e diz que Roxelle deseja uma relação sexual a três. “A Roxelle quer que a gente faça uma brincadeira a três”, falou o irmão de Joyce (Drica Moraes).
A Globo levou ao ar o trecho da cena na prévia exibida no final do capítulo de quarta-feira, mas foi o suficiente para o público saber do que se tratava. Apesar de Rodrigo Fagundes não citar diretamente o corte da cena em sua postagem, a situação repercutiu e os fãs da novela perceberam.
“Ficou descansadamente nítido que cortaram uma cena e nós sabemos o nome disso! Quando a gente pensa que tá caminhando pra algo relativamente bom, a gente percebe o retrocesso”, comentou uma telespectadora nas redes sociais. “Mas em junho do ano que vem tem ‘Falas de Orgulho’ [risos]. This is retrocesso”, ironizou outra.
“Ainda bem que tocaram nesse assunto porque eu tava achando que tinha delirado com essa cena. Colocaram a cena na prévia do próximo capítulo anteontem e ontem estava esperando ansiosa por isso e cadê? Eles nem se esforçam mais pra esconder. O retrocesso é escancarado”, declarou uma terceira.
No entanto, essa não é a primeira vez que a Globo corta cenas envolvendo assuntos LGBT em sua novela das sete. Bem antes de Volta por Cima, a emissora cortou sequências de Vai na Fé em cenas envolvendo o romance lésbico entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman).