Recentemente, anunciamos aqui no Resumo das Novelas que a novela O Cravo e a Rosa teria uma cena onde o personagem Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento), um menino negro, se pintava de branco para não sofrer mais racismo. Na cena em questão, a protagonista vivida por Adriana Esteves, Catarina, se aproximava e o convencia a não fazer isso, prometendo inclusive pagar uma escola para que ele estudasse.
Por algum motivo, que ainda não foi revelado, a Globo simplesmente cortou a cena e não a exibiu. Prevista para ir ao ar ontem (22), a passagem em questão poderia repercutir negativamente nos dias atuais, mas também pode ser que tenha sido limada simplesmente por não acrescentar à trama.
“Nunca ouvi maior disparate! Qual o problema em ser preto, moleque? Uma cor tão boa, como outra qualquer. Ou fica dando ouvido a essas pessoas que não tem o que fazer e pensam que uns são melhores que os outros, hein?”, disparava Catarina para o menino Buscapé ao vê-lo se pintando.
Veja também – Após beijão, Said e Maysa planejam vingança contra Jade e Lucas
“Madrinha, uns são melhores que os outros! Os meninos brancos vão para a escola, estudam. Os moços brancos viram doutores. E eu? Não sei ler nem escrever. Já sou grande e nem as letras dos meus nomes eu conheço. Deixa eu me pintar de branco! Se eu fosse branco tinha de tudo”, dizia o garoto.
“Eu vou te ensinar a ler, a escrever também. A fazer conta, tudo! Quando já tiver aprendido, eu te boto na escola com os meninos do seu tamanho”, retrucava Catarina, que via o menino insistir que não seria aceito por sua cor. “Não vou querer, porque sou preto”, lamentava Buscapé no folhetim da Globo.