Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Alcides (Juliano Cazarré) vai sofrer bastante após ser castrado por Tenório (Murilo Benício). Na ocasião, ele dirá a Maria Bruaca (Isabel Teixeira) que não pretende mais ficar com ela. Por outro lado, o rapaz ganhará um aliado inesperado para se vingar do grileiro.
Depois de descobrir que Maria e Alcides têm um caso, Tenório resolverá se vingar do peão. Sem pena, ele irá castrar o amante da mãe de Guta (Julia Dalavia). O fazendeiro conseguirá amarrar Alcides e o deixará sem conseguir se defender. Em seguida, ele esquentará um facão e arrancará o órgão genital do funcionário.
Após isso, Alcides perderá o gosto pela vida. A princípio, ele e Bruaca esconderão o fato das outras pessoas. No entanto, Zaquieu (Silvero Pereira) ouvirá quando os dois estiverem conversando sobre o assunto. Chocado, o empregado de Mariana (Selma Egrei) então se comprometerá a ajudar o amigo na sua vingança contra Tenório.
Veja também: Velho do Rio emociona ao aparecer para Tadeu pela primeira vez e fazer linda declaração: “Neto do amor”
Acontece que Alcides não vai conseguir manter sua relação com Maria Bruaca. Apesar de amar a patroa, ele entenderá que não conseguirá fazê-la mais feliz. Em uma conversa franca, ele decidirá dispensá-la. “Eu não quero mais terra nenhuma, eu não quero mais nada nessa vida. ‘Ocê’ me deixe… Eu não lhe quero mais, vá embora daqui!”, disparará ele.
Entretanto, tudo não passará de um momento de tristeza de Alcides. Isso porque ele e a patroa terminarão a novela das nove juntos. Nos últimos capítulos da trama, eles fugirão para o Sarandí para refazerem a vida. Além disso, Alcides descobrirá que não foi totalmente “capado”.
Veja também: Resumo da novela Pantanal