Em Mar do Sertão, Deodora (Debora Bloch) armou um plano brutal, chegando a dopar o próprio marido, Tertúlio (José de Abreu), para assumir o controle dos negócios na fazenda, e ainda teve a cara de pau de traí-lo com Pajeú (Caio Blat) nesse período.
O plano da vilã, no entanto, foi por água abaixo, pois com a ajuda de Ismênia (Ana Miranda), o coronel conseguiu despertar, e após entender tudo o que estava havendo, ele deu a volta por cima e decidiu castigar a esposa. Primeiro, o vilão a deixa presa dentro do antigo quarto do casal, mesmo com os pedidos insistentes de Tertulinho (Renato Góes) para soltar a mãe.
O coronel só se convencerá a libertar a mulher depois de um pedido feito pela empregada que o ajudou. Mas se engana quem pensa que o veterano irá perdoá-la assim tão fácil: mesmo tirando-a do quarto, Tertúlio não quer mais ver a cara de Deodora tão cedo e decidirá expulsá-la da fazenda.
A vilã, claro, não irá tolerar a situação e fará tudo o que pode para demover o marido dessa decisão, alegando que ele não pode fazer isso, já que ela o ajudou a construir aquela fazenda. “Quando eu cheguei aqui, isso tudo era mato. Eu vi as primeiras estacas serem ficadas nesse solo, viu. Depois que teu pai perdeu tudo, aquele desinfeliz. Eu ajudei a reerguer essa fazenda, ombro a ombro, com você”, dirá.
Deodora promete se vingar de Tertúlio
O coronel, no entanto, não quer saber de conversa e pede para que Ismênia arrume as malas da esposa para que ela vá logo embora do local. Dessa forma, Deodora acaba apelando e se fazendo de vítima. “Sei que eu errei. Mesmo que eu tivesse a melhor das intenções, mesmo que eu tivesse pensando no seu bem. Nós somos uma fortaleza porque sempre estivemos juntos”, falará ela.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Nem isso será capaz de sensibilizar o coronel, que estará convicto da sua decisão. Ao perceber que não tem volta, Deodora, então, promete se vingar do marido: “Tu vai se arrepender amargamente disso. Eu sou a mãe de teu filho, viu?!”.
O folhetim é escrito por Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.