Um dos grandes nomes da dramaturgia, Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, aos 80 anos. O ator, que construiu sua carreira nas novelas da Globo e lutou contra um câncer nos últimos anos, surpreendeu antes de morrer ao definir em testamento para quem ficará sua herança.
Natural de Santos (SP), Antonio Ney Latorraca nasceu em 25 de julho de 1944. A estreia nas novelas aconteceu em Beto Rockfeller (1968), na extinta TV Tupi. Sete anos depois, entrou na Globo ao participar de Escalada (1975).
Esse foi o início de sua longa trajetória na emissora, onde escreveu seu nome na história da dramaturgia brasileira. Seu último papel nas novelas foi em Novo Mundo (2017). Desde então, se afastou da TV e fez apenas participações no humorístico Tá no Ar (2018) e Cine Holliúdy (2019) relembrando seus antigos personagens.
Apesar disso, o veterano ainda era contratado da Globo. Em 2023, ele assinou um contrato vitalício que a emissora oferece a veteranos. Nessa lista, se encontram artistas como Mauro Mendonça, Betty Faria, entre outros.
Ney Latorraca é casado?
Pouca gente sabia, mas Ney Latorraca era casado há quase trinta anos com o também ator Edi Botelho. Os dois estavam juntos desde 1995. Apesar da longa data, o relacionamento do veterano só se tornou público nos últimos anos.
Mesmo sendo pouco conhecido, o marido do ator já apareceu em novelas da Globo. Edi Botelho fez participações em tramas como Mulheres Apaixonadas (2003), em que interpretou um dos médicos que cuidou de Luciana (Camila Pitanga).
Para quem fica a herança de Ney Latorraca?
Após viver uma infância pobre, Ney conseguiu se tornar famoso e ter um bom padrão de vida fazendo novelas. Depois de enfrentar problemas de saúde em 2016, ele resolveu se precaver e preparou seu testamento quanto tinha 76 anos.
Sem filhos, o próprio ator revelou que deixou toda a sua fortuna para instituições artísticas. “O que eu ganhei com o teatro tem que voltar para essas causas. Essa é a missão do artista, pelo menos para mim”, declarou ele em entrevista ao jornal Extra, em 2021.
Na ocasião, Ney Latorraca contou que o Retiro dos Artistas e a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) são algumas das organizações que ficarão com seu dinheiro.
Reconhecimento e gratidão
Em nota publicada nesta quinta, o Retiro dos Artistas lamentou a morte de Ney e destacou o apoio material e afetivo do ator.
“Hoje é um dia de muita tristeza para o Retiro dos Artistas. Perdemos Ney Latorraca, um dos maiores nomes da nossa cultura e, acima de tudo, um amigo generoso e presente. Ney era mais do que um talento inesquecível do teatro, da TV e do cinema: ele era uma pessoa que enxergava o próximo, sempre preocupado em ajudar e apoiar nossa missão.
Ao longo dos anos, Ney esteve ao nosso lado, seja levantando nossa bandeira, seja se preocupando com cada detalhe do Retiro. Ele era um parceiro que fazia questão de estar presente, oferecendo não apenas sua ajuda, mas também seu carinho e sua amizade.
Sua partida deixa um vazio enorme, mas também um legado de solidariedade e amor que jamais esqueceremos. Ney foi um exemplo, não só no palco, mas na vida, e sua luz continuará brilhando em cada lembrança que guardamos dele.
Com saudade e gratidão,
Retiro dos Artistas.”