Em Terra e Paixão, Cândida (Susana Vieira) supostamente morreu quando tentava revelar um segredo de Agatha, mãe de Caio (Cauã Reymond), para Antônio (Tony Ramos). Ela já vinha dando sinais de que estava muito doente e, por isso, também já vinha se preparando para o pior. No entanto, existe a possibilidade da cafetina ter um retorno triunfal na reta final da trama para desmascarar Irene (Gloria Pires). Vamos explicar o porquê nesta publicação.
Cândida era uma mulher cheia de mistérios e guardava segredos de quase todos os moradores de Nova Primavera. Um deles, vale lembrar, é o fato de Irene ter sido uma prostituta na juventude. A cafetina, inclusive, chegou a ameaçá-la caso a dondoca não deixasse Caio em paz. Naquela ocasião, a vilã por pouco não conseguiu matar a dona do bar sufocada com um travesseiro. Luana (Valéria Barcellos) apareceu na hora e impediu que o pior acontecesse. “Olha… Aconteça o que acontecer, Cândida, eu vou estar sempre perto, próxima…“, ameaçou Irene, antes de partir.
Alguns capítulos depois, Cândida veio a falecer em uma cena que, convenhamos, não convenceu ninguém! Ela chamou Antônio para uma conversa, começou a falar e, de repente, apagou e morreu. Para uma atriz do nível de Susana Vieira, essa cena foi bem cafona, o que nos leva a crer que a personagem enigmática, na verdade, forjou a própria morte.
Cândida está viva em Terra e Paixão?
Outro detalhe que reforça essa tese é o fato do caixão não ter sido aberto em nenhum momento durante o velório e o enterro de Cândida. Por qual motivo isso teria acontecido? O que impedia o caixão ficar aberto para que todos pudessem se despedir de verdade? Afinal, ela não “morreu” em decorrência de nenhuma doença infecciosa, que pudesse contaminar as pessoas em seu velório. De fato, essa morte não faz sentido.
Além disso, essa história de “morto-vivo” não é novidade na teledramaturgia brasileira. O caso mais recente é o de Leonel (Paulo Gorgulho), da novela Amor Perfeito. Conforme já revelamos, o pai de Marê (Camila Queiroz) não morreu e retornará na reta final do folhetim para ajudar a inocentar a filha e desmascarar a vilã Gilda (Mariana Ximenes).
O mesmo pode acontecer em Terra e Paixão. Tudo indica que a farsa da morte da cafetina pode ter sido arquitetada para evitar que ela fosse realmente morta por Irene. Como mencionamos acima, a vilã já havia tentado fazer isso uma vez e não haveria nada que a impedisse de tentar algo pior novamente.
Com isso, é possível que Walcyr Carrasco esteja preparando o retorno triunfal de Cândida para a reta final da trama, com o objetivo de desmascarar Irene. A farsa da morte da cafetina, portanto, teria sido elaborada para protegê-la de uma possível fatalidade pelas mãos da vilã da novela das 21h da Globo.
E você, caro leitor, o que acha?
SAIBA MAIS! Resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão