Na reta final de Cabocla, a trama de Felício (Sebastião Vasconcelos) toma um novo rumo quando ele decide deixar Vila da Mata. Sentindo-se debilitado e incapaz de trabalhar, o veterano começa a refletir sobre a situação do sítio, que não consegue funcionar sem a ajuda de Tobias (Malvino Salvador), que se entrega à bebida, e de Tina (Maria Flor) e Generosa (Vera Holtz), que não conseguem dar conta de tudo sozinhas. Com isso, ele opta por vender o sítio e buscar uma nova vida na cidade grande.
O coronel Justino (Mauro Mendonça) e Boanerges (Tony Ramos) logo demonstram interesse pela propriedade. Apesar de ser compadre de Boanerges, Felício decide priorizar Justino na oferta, mesmo lembrando que o coronel já tentou tomar suas terras à força no passado.
Justino, por sua vez, fica animado com a possibilidade de adquirir o sítio, prometendo não só um bom pagamento, mas também que a propriedade será um presente para o filho de Mariquinha e Tobias, que estarão em um relacionamento e esperam um bebê.
O problema surge quando Boanerges descobre que Felício pretende vender o sítio, já após Justino ter feito um acordo. Ele logo informa Tobias sobre a situação e revela sua indignação se Felício decidir vender para seu rival, considerando isso uma traição, já que ele mesmo salvou o compadre de perder suas terras. Boanerges ainda se dispõe a cobrir qualquer oferta, mas Felício se mantém firme em sua decisão de não vender para Boanerges, sem revelar suas verdadeiras razões.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.