Em Cabocla, Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) vão se aproximar cada vez mais. O mocinho passa a observar a cabocla cada vez mais em suas tarefas diárias, e apesar de ainda não ter trocado muitas palavras com o novo morador de Vila da Mata, ela sente algo diferente no ar.
Ao se aproximar dele, Zuca se refere a Luís como “doutor”, mas deixa o rapaz incomodado com a abordagem formal. “Não me chame de doutor, me chame de Luís”, ele pede. Surpresa, ela tenta se explicar, mas ele dispensa a formalidade, também tentando se tornar mais íntimo da jovem.
Acostumado a vida na cidade e sem conhecer as práticas rurais, o protagonista pede para observar Zuca tirando leite da vaca, e ela acha graça da situação. “Pra falar a verdade, eu nem sei da onde que vem o leite que eu bebo lá no Rio de Janeiro”, confessará.
Durante o bate-papo, Luís se mostra curioso sobre a moça e tenta conhecê-la melhor, perguntando se Zuca é realmente o seu nome verdadeiro. A cabocla, então, o surpreende novamente ao revelar que seu nome de batismo é Zulmira, e Zuca é apenas um apelido carinhoso que ela adota no dia a dia.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Já completamente encantado pela simplicidade e beleza da jovem, Luís chega a soltar um elogio para ela. “Você é uma menina muito bonita”, falará o rapaz, deixando Zuca visivelmente sem graça.
O romance entre Luís Jerônimo e Zuca se tornará um dos pontos centrais da trama, mas enfrentará várias barreiras. Zuca também se apaixona pelo rapaz, mas está noiva de Tobias (Malvino Salvador), um homem rude e ciumento, que será o maior impedimento para que ela viva esse novo amor.