Após uma série de momentos difíceis e a tensão sobre a saúde de Luís (Daniel de Oliveira), que luta contra a tuberculose, Zuca (Vanessa Giácomo) decidirá invadir o quarto do advogado em Cabocla. Com medo de que o mocinho não resista à doença, ela tem sua primeira noite de amor com o mocinho. No entanto, logo depois desse encontro, Zuca começa a se sentir mal e apresenta sintomas preocupantes, o que a leva a ficar acamada.
Enquanto isso, Luís também mostra sinais de agravamento da doença. Ele pede a Deus que o sofrimento termine, mas, mesmo em seu estado, Zuca não o abandona. Ela vai até o seu quarto, desafiando a doença, e diz que está ali para saber como ele está. A tensão aumenta quando Luís, desesperado, insiste para que ela vá embora, temendo pela saúde dos dois.
A chegada de Boanerges (Tony Ramos), Joaquim (Reginaldo Faria) e Doutor Edmundo (Othon Bastos) interrompe o momento, e os médicos decidem que Luís deve ser levado para o Rio de Janeiro, onde há mais recursos para tratá-lo. Zuca tenta se despedir do amado, mas não consegue.
Enquanto Luís se recupera no Rio, Zuca começa a se sentir cada vez pior, sem explicação para seu adoecimento. Ela é colocada em observação, mas a situação piora, deixando Bina (Jussara Freire) e Zé (Otávio Augusto) desesperados. Em segredo, eles escondem as cartas que Luís envia para Zuca, fazendo-a acreditar que o amado a abandonou. Mesmo com as confissões dos pais e os pedidos de perdão, Zuca mantém a crença de que Luís a esqueceu, especialmente ao ler em uma das cartas que ele já estava curado.
A verdade só vem à tona quando o mocinho, já completamente curado, retorna à Vila da Mata. Ao saber do estado de Zuca, ele corre até a fazenda de Boanerges e encontra a mocinha à beira da desesperança. Quando Zuca ouve a voz de Luís, acontece um milagre.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Ela corre até ele, abraça o mocinho, e logo se cura. A “doença” de Zuca, na verdade, era causada pela saudade do amado, um mal que só poderia ser curado pelo reencontro dos dois.