Em Cabocla, Neco (Danton Mello) e Tobias (Malvino Salvador) acabam caindo em uma emboscada. Já tendo selado as pazes, os dois estarão cavalgando juntos pela estrada em uma tarde tranquila, quando, de repente, se tornam alvos de um ataque.
Sem aviso, um matador de aluguel se posiciona dentro do matagal e dispara, atingindo Neco no ombro. Tobias percebe o perigo na hora e grita: “É tocaia, Neco! É tocaia!”. Mas, o pior ainda está por vir.
Valente, Tobias não pensa duas vezes e responde ao ataque, disparando de volta, determinado a proteger Neco e a vingar o golpe. Ele vê um vulto no mato e atira, mas também é atingido em cheio no peito. Gravemente ferido, Tobias cai do cavalo, sangrando e à beira da morte, enquanto o matador, também baleado, tomba da árvore e cai no riacho.
Neco, em estado de choque, desce do cavalo e corre até o amigo, desesperado: “Fala comigo, Tobias! Fala comigo!”. A situação é crítica, e o ferimento de Tobias parece fatal. Em um esforço quase impossível, Neco tenta salvar o amigo. Com a bala ainda alojada em seu ombro, ele sente dor intensa e dificuldade para levantar Tobias, mas a urgência o impulsiona. Ele implora, quase em desespero: “Meu Deus do céu, me ajude!”.
A dor é insuportável, mas Neco não desiste. Após várias tentativas frustradas e com o tempo correndo contra ele, finalmente consegue colocar Tobias sobre a cela do cavalo, contando com o último esforço do amigo para ajudá-lo. Mesmo sangrando muito, Neco amarra o cavalo à sela e com suas últimas forças, ele monta e começa a guiar o animal em direção à fazenda.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.