Em Cabocla, o relacionamento entre Zuca (Vanessa Giácomo) e Tobias (Malvino Salvador) chegará ao fim depois que a jovem se apaixona por Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Enquanto isso, Mariquinha (Carolina Kasting), que sempre nutriu sentimentos pelo peão, vê nesse momento a oportunidade de se aproximar dele, e está disposta a enfrentar todos os obstáculos, incluindo a desaprovação da sua própria família.
O pai, Coronel Justino (Mauro Mendonça), é quem mais se mostra contrário a essa relação. Para o fazendeiro, Tobias não é um partido adequado para sua filha, sendo um homem simples, iletrado e considerado rude. Além disso, as fofocas que circulam na vila indicam que Tobias ainda não superou seus sentimentos por Zuca, o que aumenta as preocupações do veterano.
Além da desaprovação do pai, Mariquinha enfrentará a vigilância e os cuidados do seu irmão, Neco (Danton Mello), que está sempre alerta para garantir que ela não sofra por causa de Tobias. Ele já deixou claro para o peão que não permitirá que ele a faça sofrer e que está disposto a ir até as últimas consequências para proteger sua irmã. Neco e Tobias já tiveram suas diferenças no passado, e agora, com Mariquinha envolvida, a tensão entre os dois só aumentará.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Enquanto tenta construir um futuro com Mariquinha, Tobias ainda se mostra dividido. Em uma recente conversa com Zaqueu (Alexandre Rodrigues), o peão deixou transparecer que ainda se interessa pelo que ocorre na vida de Zuca, principalmente quando se trata da saúde de Luís Jerônimo. Acontece que o mocinho enfrentará uma doença que pode ser fatal, e Tobias, embora não admita, nutre a esperança de que, se o rival morrer, Zuca possa voltar para ele.