Em Cabocla, Macário (Oscar Magrini) acabará traindo Boanerges (Tony Ramos), o coronel que sempre foi seu amigo e aliado. A mudança de atitude do capitão começa depois de uma série de descontentamentos. Primeiramente, ele fica enfurecido ao saber que Boanerges decidiu casar Belinha (Regiane Alves) com Neco (Danton Mello), o que acaba com suas esperanças de vê-la ao lado de seu filho, Gustavo.
Além disso, o declínio do prestígio político de Boanerges e sua iminente derrota nas eleições fazem Macário, que sempre contou com o apoio do coronel, buscar novas alianças para garantir seu futuro.
Sem se preocupar em romper formalmente a amizade com Boanerges, Macário se alia a Xexéu, com quem já teve um grande desentendimento no passado. Mesmo depois de tê-lo agredido, o capitão vê nele uma oportunidade estratégica para destruir o coronel.
O próximo passo de Macário é se aproximar de Justino (Mauro Mendonça). Embora ele também tenha um histórico conturbado com o coronel, especialmente depois das suspeitas de ter tentado humilhar Pepa (Elena Toledo) e assassinar Neco, o capitão consegue convencer Justino de sua lealdade.
Ele se infiltra na confiança de Justino, provando que não foi ele quem humilhou Pepa e acusando Boanerges de ter tentado matar Neco. Com isso, Macário consegue ganhar a confiança de Justino, que também vê no capitão uma arma valiosa para usar contra Boanerges.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.