Em Cabocla, atualmente em reprise na Edição Especial da Globo, Emerenciana (Patrícia Pillar) vive um dos momentos mais tristes e emocionantes da novela, ao dar à luz a seu bebê, que nasce sem vida. Devastada pela perda, ela entra em luto e faz um pedido tocante a Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Após o parto, Generosa (Vera Holtz) traz a trágica notícia da morte do bebê, deixando toda a família abalada, principalmente Boanerges (Tony Ramos), que estava ansioso pela chegada do filho e já tinha planos para a criança.
Preocupado com o estado emocional de Emerenciana, Luís vai até o quarto da prima para dar apoio. Ao encontrá-la totalmente desolada e com um olhar perdido, ele recebe o conselho de Generosa para deixá-la sozinha para lidar com sua dor.
No entanto, antes de sair, ele é surpreendido por um pedido chocante de Emerenciana: ela implora que ele tente fazer o filho morto reviver, pedindo que bata no bebê para vê-lo chorar. “Bate nele ocê. Dá umas palmada bem forte, pra ver se ele chora! Ocê faz isso pra mim?”, ela suplica, completamente desesperada.
Comovido e chocado, Luís se afasta rapidamente, incapaz de atender ao pedido. Antes de sair, ele dá um beijo na mão dela, um gesto de consolo e respeito. Emerenciana, que sofre profundamente com a perda, é então amparada por Belinha (Regiane Alves), que também se entristece com a morte do irmãozinho e até o carrega no colo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.