Na reta final de Cabocla, que está sendo reprisada na Edição Especial da Globo, a vida no sítio de Felício (Sebastião Vasconcelos) será marcada por tragédia e sofrimento, especialmente após a morte de Tomé (Eriberto Leão), que passa seus últimos momentos ao lado de Tina (Maria Flor).
A morte de Tomé acontece de forma covarde e inesperada: durante uma comemoração na venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues), que celebra a vitória de Neco (Danton Mello) como prefeito de Vila da Mata, Desidério (Paulo Vespúcio), já embriagado, provoca Tobias (Malvino Salvador). Ao tentar apaziguar a briga, Tomé é surpreendido por Desidério, que, de forma traiçoeira, saca uma arma e atira no peito do peão, matando-o nos braços de Tina.
A morte de Tomé abala profundamente todos ao redor, mas principalmente Tobias, que se sente culpado pela morte do amigo, que estava tentando resolver um conflito que não era seu. Consumido pela dor e pela culpa, Tobias perde a vontade de viver e acaba abandonando o trabalho na roça.
Com isso, a fazenda da família sofre pela falta de cuidado, e o mato cresce sem controle. As vacas que Felício havia dado de presente a Tobias também ficam desamparadas. Felício e Generosa (Vera Holtz) veem seus sonhos se desmoronando diante da tragédia que atinge a família.
A morte de Tomé não destrói apenas a felicidade de Tina, mas também desequilibra a vida no sítio, deixando todos os envolvidos de luto e sem perspectivas para o futuro.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.