Em O Rei do Gado, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) regressará para as terras que pertenciam aos seus avós. Por lá, o fazendeiro passará a ouvir vozes de alguns espíritos, principalmente de dona Marieta Berdinazi (Eva Wilma), mãe de Gerêmias (Raul Cortez) e sua avó materna. A idosa instigará o ricaço a desenterrar a correntinha do seu tio Bruno (Marcello Antony) e ele ficará chocado ao encontrá-la.
Com uma inchada, Bruno Mezenga cavará o suposto local onde a correntinha do seu tio está enterrada. Após algumas horas, ele encontrará: “A medalha, meu Deus!”, dirá. “É a medalha de herói do tio Bruno”, continuará o rei do gado, emocionado. “A carta que a vó guardava com tanto carinho”, dirá o personagem de Antônio Fagundes, se referindo a carta que a idosa recebeu após a morte do filho na guerra.
Em seguida, Bruno correrá para mostrar para Luana, que ficará surpresa. “estava enterrado lá no lugar que a vó Marieta falou que estava no sonho”, dirá. “É do tio Bruno?“, questionará a loira “É, o estojo e a carta que veio da Itália viraram pó. A medalha eu vou limpar”, falará ele.
Em O Rei do Gado, Geremias fica pasmo ao ver a corrente do seu irmão Bruno
Mais tarde, Bruno Mezenga procurará Geremias para revelar que encontrou a corrente do seu tio Bruno que morreu na guerra. A princípio, o italiano ficará com um pé atrás, mas resolverá atendê-lo. “Onde você encontrou isso?”, perguntará ele. “Enterrado no cafezal”, dirá o Mezenga. “Mas a minha mãe tinha desenterrado ela!”, lembrará Geremias.
“Eu sei, mas foi lá que eu encontrei (…) eu achava que essa medalha tinha sido enterrado com a vó Marieta quando ela morreu quando ela morreu na casa do meu pai lá em Goiás”, lembrará o rei do gado. Geremias ficará confuso: “como aconteceu isso?”. “Foi a vó Marieta que me disse onde encontrar”, falará Bruno. “Você viu ela?”, questionará o italiano. “Só em sonho. Era nos sonhos que ela me mostrava o lugar”, responderá o fazendeiro.
Na sequência, Bruno explicará o motivo de ter levado a correntinha para Geremias: “o tio Bruno era seu irmão. A vó Marieta queria que eu fizesse isso”, justificará. Geremias, com lágrimas nos olhos, pedirá para o sobrinho entrar na sua casa. Nesse momento, a eterna rixa entre os Mezenga e Berdinazzi, enfim, terminará.
Geremias pede que a cerca que divide as terras dos Berdinazzi e Mezenga seja destruída
Durante uma conversa harmoniosa, Geremias vai sugerir que a cerca que divide as terras dos Berdinazzi e Mezenga seja destruída. “Juntar tudo o que Deus deu para a gente nessa vida maldita”, dirá o velho. Bruno ficará confuso. “Você não é o rei do gado”, perguntará o italiano. “E eu não sou o rei do café e das vacas leiteira? Pois então, filho. Vamos juntar tudo que Deus deu para a gente, porque não somos rei de coisa nenhuma nessa vida”, pedirá o personagem de Raul Cortez.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.