Em O Rei do Gado, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) ficará desaparecido por um certo tempo após ele se acidentar num trágico acidente de avião. Por outro lado, o protagonista não morrera, mas ficará vagando sem rumo na floresta em busca de salvação. Para se ter uma ideia, ele ficará fraco e chegará a comer larva de inseto para ficar vivo.
Veja também: Bruno perde a memória com acidente, vaga pela floresta sem rumo e fica com aparência irreconhecível
Em cenas mais para frente, Luana (Patrícia Pillar), Marcos (Fábio Assunção) e Zé do Araguaia (Stênio Garcia) se juntarão para procurar o rei do gado pela mata. Felizmente, em um das buscas, o trio achará o protagonista desmaiado nas margens do rio Araguaia.
“Parece que tem alguma coisa“, dirá Marcos. Zé dirá que é um tronco de pau, mas Luana perceberá que é uma pessoa: “É ele!”, dirá. “A Luana está certa, pode ser o meu pai”, falará Marcos, aos prantos. “É ele, eu tenho certeza que é ele”, gritará a sem terra emocionada.
Resgatado, Bruno será levado para a fazenda do Araguaia e todos ficarão emocionados. “Que o senhor seja louvado”, dirá Donana. “Não vai me dar um abraço?”, questionará Mezenga, com lágrimas nos olhos. Os dois darão um abraço e chorarão juntos.
Ainda bastante fraco, Mezenga receberá comida na boca por Luana. Enquanto isso, acontecerá uma festa na fazenda após a notícia que o patrão está vivo. Zé do Araguaia brincará vendo o patrão comendo muito: “O doutor falou que o senhor está forte, mas vai devagar, né? O estômago deve ter ficado pequenininho com aquela fome toda que o senhor passou no mato”, dirá. “agora eu alargo ele de novo, Zé”, responderá Mezenga.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.