Em Cabocla, o Coronel Boanerges (Tony Ramos) enfrentará um dos momentos mais dolorosos da sua vida. Sempre forte e imponente, o veterano vai ver seu mundo desmoronar ao descobrir a morte do filho durante o parto de Emerenciana (Patrícia Pillar). A notícia será dada por Generosa (Vera Holtz), a parteira mais experiente da cidade.
Inicialmente, Generosa traz a informação que enche Boanerges de esperança e alegria: o bebê é um menino. Por um breve momento, o coronel celebra muito, imaginando o futuro brilhante que seu herdeiro terá. No entanto, essa alegria logo acaba quando a mulher revela que a criança nasceu morta, o que deixa Boanerges sem chão.
Devastado pela dor, Boanerges se afasta de todos, buscando um lugar onde possa chorar e lidar com a perda. A tristeza do coronel, aliás, atingirá toda Vila da Mata, onde a notícia da morte do bebê se espalha rapidamente.
A comoção toma conta da cidade. As crianças, em um gesto de carinho e solidariedade, levaram flores em homenagem ao pequeno. Zaqueu (Alexandre Rodrigues) fecha seu estabelecimento como forma de luto, demonstrando respeito pela dor de Boanerges e da sua família.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Até mesmo Justino (Mauro Mendonça), rival político do coronel, se mostra comovido pela tragédia. Em um gesto de empatia, ele tira o chapéu, simbolizando seu respeito pelo inimigo em um momento de dor, e ainda pede que seus filhos, Neco (Danton Mello) e Mariquinha (Carolina Kasting), deem seus pêsames a Emerenciana.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.