Em Cabocla, o romance proibido de Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Melo) fará Boanerges (Tony Ramos) tomar uma atitude radical. O fazendeiro não aceita de maneira alguma que sua filha se envolva com o filho de Justino (Mauro Mendonça), e decidirá internar a jovem em um convento, acreditando que assim conseguirá convencê-la a desistir desse amor.
A princípio, o plano de Boanerges parece funcionar. Belinha se vê enclausurada, distante de Neco e sem a possibilidade de escapar da vigilância das freiras que administram o convento. No entanto, com o apoio de Pequetita (Mareliz Rodrigues), Belinha traça um plano de fuga do convento.
A amiga consegue subornar as freiras responsáveis pelo convento, e garante assim que a jovem deixe o local. “Digamos que eu fiz uma pequena doação para as obras do convento… E fiquei muito amiga da madre!”, explica Pequetita em uma conversa com Joaquim (Reginaldo Faria).
Belinha, no entanto, tem problemas para encontrar um lugar para ficar após deixar o convento. Ela tenta ficar na casa de Joaquim, mas o pai de Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), apesar de ter um grande carinho pela jovem, se recusa a abrigá-la para não se indispor com Boanerges. Ainda assim, o veterano finge não saber de nada sobre a fuga de Belinha, evitando, assim, denunciá-la para Boanerges.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
De volta à Vila da Mata, Belinha decide retornar à fazenda de Boanerges. Emerenciana (Patrícia Pillar) fica emocionada ao ver a filha novamente, mas logo percebe que o marido ficará furioso ao descobrir que a filha fugiu do convento e está de volta à fazenda.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.