Apaixonada por Edmundo (Ângelo Paes Leme), Bianca (Leandra Leal) resolverá seguir a sugestão dada por Mimosa (Suely Franco) e, assim, desobedecer as ordens repassadas por Batista (Luís Melo) na reprise de O Cravo e a Rosa. Só para se ter uma ideia, a loira irá atrás do amado para propor a ele que os dois se casem às escondidas na trama de Walcyr Carrasco.
“Eu preciso muito falar com você. Papai nunca vai permitir o nosso namoro e, ainda mais depois de hoje, ele não vai permitir nem que a gente fale um com o outro. Eu andei pensando bem. Vamos casar escondidos”, disparará a irmã de Catarina (Adriana Esteves), que, de uma certa forma, chocará o professor.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Em seguida, o personagem de Ângelo Paes Leme fará questão de alertá-la: “Eu acho que não entendi direito a sua proposta. Você quer casar comigo escondido? Você é menor de idade e precisa de aprovação do seu pai. Eu estou vivendo das aulas particulares que ainda me restam e vou ter que espichar meu dinheiro para não passar necessidade”.
Edmundo peita Batista, é humilhado e escorraçado: “Passar bem”
Ao tomar conhecimento de que Batista (Luís Melo) proibiu Bianca (Leandra Leal) de encontrá-lo, Edmundo (Ângelo Paes Leme) decidirá ir tirar satisfações com o banqueiro na reprise de O Cravo e a Rosa. Porém, o que ele não esperava era que o veterano fosse permanecer convicto de sua decisão e ainda, por sinal, humilhá-lo e escorraçá-lo de sua casa na trama de Walcyr Carrasco.
Em cenas previstas para os próximos capítulos, o professor tentará fazer com que ele mude de ideia, mas acabará sendo em vão. “Eu acho que o senhor está sendo injusto. Eu amo a Bianca e ela me ama”, alegará o desempregado. “Ama a Bianca ou o dote dela?”, rebaterá o ricaço.
Chocado com a pergunta do pai de Catarina (Adriana Esteves), Edmundo contestará: “Como o senhor pode dizer uma coisa dessas? Eu e a Bianca somos almas gêmeas. O que eu sinto ela sente. Temos os mesmos gostos e as mesmas afinidades. Seremos felizes”.
Porém, o personagem de Luís Melo disparará: “Felizes. Vocês jovens falam da felicidade com uma facilidade que me espanta. Eu tenho um banco que foi do meu avô e será dos meus netos. A Catarina já casou com o Petruchio (Eduardo Moscovis) e eu fui obrigado a aceitar por circunstâncias. Mas ele nunca foi o meu genro ideal. Não é um banqueiro e nem um filho de um político importante”.
Logo após, Batista ainda perguntará quanto ele ganha mensalmente, no que ouvirá: “No momento eu perdi as aulas”, revelará o personagem de Ângelo Antônio, para a decepção do endinheirado, que o humilhará: “Nem mesmo as aulas tem mais. Quer que eu deixe Bianca viver de brisa? Portanto, eu não aceito esse namoro. Passar bem”, sentenciará Batista, expulsando Edmundo da residência.
Surpreendendo todo mundo, a Globo escalou uma edição especial da novela O Cravo e a Rosa para a sua faixa vespertina. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama foi um dos grandes sucessos da carreira do autor na Globo, bem como uma das novelas das 18h mais assistidas do século.