Em Nos Tempos do Imperador, o Brasil entrará em confronto com as tropas de Solano López (Roberto Birindelli) ocasionando a Guerra do Paraguai. Um dos personagens que será enviado para a batalha será Bernardinho (Gabriel Fuentes). O responsável por isso será Tonico (Alexandre Nero).
Tudo terá início quando o político embriagar o jovem rapaz. Ao perceber a ausência do filho, Lota (Paula Cohen) ficará bastante preocupada e decidirá procurar por Tonico. O vilão, então, confessará que enviou Bernadinho para a guerra. Sem ter o que fazer, a mulher apenas rezará para que a vida do garoto seja poupada.
Veja também – Yvete e Deusa passam a noite na cadeia; saiba o motivo
Durante os conflitos, Bernardinho se mostrará bastante interessado em aprender para poder participar, senão será morto. Assim, o rapaz pedirá que Caxias (Jackson Antunes) o deixe ficar na linha de frente da disputa logo depois que virar soldado. Apesar de não ter nenhuma experiência, ele defenderá o Brasil na sangrenta Guerra do Paraguai.
Veja também: Resumo da novela Nos Tempos do Imperador
Vale lembrar que no início da novela, Bernadinho chegou a passar no curso da Marinha, mas preferiu abandonar o posto para se dedicar a uma vida sem responsabilidades. Ao longo da novela, ele enganou várias mulheres e deu uma série de golpes. Mas, na reta final de Nos Tempos do Imperador ele terá a remissão.