Em Chocolate com Pimenta, Jezebel (Elizabeth Savalla) tentará levar vantagem mais uma vez, forçando o casamento de Bernadete (Kayky Brito) com Fabrício (Gabriel Azevedo), filho do joalheiro da cidade. A vilã mal pode imaginar, no entanto, que essa decisão causará uma revelação que deixará todos em choque.
Depois de um jantar de noivado, Bernadete se sente pressionada pela mãe para subir ao altar e pede ajuda a Dona Mocinha (Denise del Vecchio), que juntamente com Márcia (Drica Moraes), decide levar a esquisitona até o consultório do Doutor Paulo (Guilherme Piva).
Brava, Bernadete não permitirá que o médico a examine, até que Lili (Maria Maya) toma à frente e apalpa o corpo da adolescente, mas faz uma descoberta que a deixa chocada. Ela pede para que o doutor mesmo a examine, mas Bernadete continuará se fazendo de difícil e fará Márcia perder a paciência.
“Chega, Bernadete, chega! Eu sou muito chique, sou muito fina, sou muito boa, mas quando eu perco minhas estribeiras, eu perco. Você faz dona Mocinha ficar preocupada, traz todo mundo aqui à toa e agora nada? Eu não tenho tempo a perder…”, gritará a manicure. “Eu sou dona e proprietária do salão de beleza, devia estar lá cuidando dos meus negócios, mas tô aqui. Portanto, abra as pernas, é uma ordem!”, decretará ela.
Sem saída, a jovem finalmente permite que o médico a examine. Ele ficará sem fôlego ao confirmar o que vê e logo pedirá para que as mulheres no consultório olhem, uma a uma, por debaixo do vestido de Bernadete. “Mas ela é homem!”, dirá Márcia, espantada. “Isso. Ela é um homem”, confirmará o médico.
A verdade sobre Bernadete
No decorrer da história de Chocolate com Pimenta, a verdade sobre a origem de Bernadete finalmente será revelada. Em uma conversa com Dona Mocinha, o mordomo Epaminondas (Ary França) contará que Jezebel, quando estava grávida, ficou doente e acabou fazendo uma promessa para que, caso se curasse, iria dedicar à Santa Bernadete.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
A vilã, no entanto, perdeu o bebê, mas acabou se curando e decidiu adotar uma menina. Porém, ela adotou Bernadete apenas para cumprir essa promessa. Foi Cândida (Yeda Dantas) quem trouxe Bernadete para casa, alegando que ela era filha de uma amiga, e a menina já chegou grande, com três anos de idade, pois Jezebel dizia que não suportaria o choro de um bebê.
No fim, vem à tona que Bernadete realmente é homem, e que é filho da própria Cândida, que não tinha condições de mantê-lo e mentiu para a própria patroa, fazendo-a adotá-lo e o vestindo com roupas femininas para enganá-la.
Ao descobrir toda a verdade, Bernadete assumirá de vez a sua identidade masculina, passando a se chamar Bernado. Ele também irá rejeitar a sua mãe biológica por fazê-lo acreditar que era uma menina durante todo esse tempo, chegando, inclusive, a ameaçar processá-la pelo que fez.