Em Renascer, a pressão sobre José Inocêncio (Marcos Palmeira) para que faça a partilha dos bens de Maria Santa (Duda Santos) aumentará cada vez mais. É José Bento (Marcello Melo Jr.) quem lidera essa pressão, tentando convencer o irmão, José Venâncio (Rodrigo Simas) de que Mariana (Theresa Fonseca) está interessada apenas na fortuna do pai e que por isso precisam resolver essa questão o quanto antes.
O advogado explica ao irmão que José Inocêncio deveria ter tomado essa iniciativa muito antes de sequer considerar se casar novamente. Ele deixa claro que, segundo a lei, a partilha dos bens deveria ter sido realizada há muito tempo, visto que o casamento entre José Inocêncio e Maria Santa ocorreu em comunhão total de bens.
Os irmãos caminham pela fazenda e discutem com Deocleciano (Jackson Antunes) sobre o faturamento da produção. Bento ficará entusiasmado com as possibilidades financeiras, enquanto José Venâncio se preocupa com a exposição excessiva do pai.
José Inocêncio se revolta com ganância dos filhos
Assim, eles têm uma conversa direta com José Inocêncio e sugerem que ele faça a partilha dos bens de Maria Santa antes de se casar com Mariana, o que surpreende o fazendeiro.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
A sugestão dos irmãos acaba causando uma discussão acalorada, com José Inocêncio revela sua frustração com a ganância dos filhos. “Quem você pensa que você é, seu moleque?”, questionará o protagonista, furioso. Porém, ele acabará concordando em fazer a partilha conforme a lei exige, mas adverte que, uma vez que os filhos tenham recebido sua parte, não receberão mais nada de sua fortuna.
José Bento, por sua vez, concorda com a ideia, afirmando que se eles tiverem o que lhes é de direito, não precisarão mais incomodar o pai. José Inocêncio, então, delega ao próprio filho a responsabilidade de cuidar da papelada necessária para a partilha, ironizando o fato de que pelo menos o conhecimento em Direito que ele investiu por tanto tempo lhe terá alguma serventia agora.