Nos próximos capítulos de Cabocla, Tobias (Malvino Salvador) será consumido por uma grande amargura após a trágica morte de Tomé (Eriberto Leão). Sem saber como lidar com a dor, ele encontrará refúgio na bebida, passando a noite tomando todas na venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues), ao lado de Felício (Sebastião Vasconcelos).
Em uma dessas ocasiões, depois de beber demais, Mariquinha (Carolina Kasting) precisará levar os dois para casa junto com Felício. Porém, Tobias, mergulhado na dor e embriaguez, acabará rejeitando a esposa e exigirá que ela o deixe em paz. Generosa (Vera Holtz) cuidará do marido, enquanto Mariquinha enfrentará o desprezo do peão, que será duramente criticado por Tina (Maria Flor) pelo seu comportamento.
Em um momento de desabafo, Tobias confessará que se arrepende de ter se casado e dirá que, se não fosse por Mariquinha, poderia estar com Zuca (Vanessa Giácomo). Sem perceber que sua esposa está ouvindo, ele ainda declara que gostaria que ela fosse embora. Ferida pelas palavras, Mariquinha decide sair do sítio e leva suas malas para a escola.
No dia seguinte, Tobias acorda sem se lembrar de nada e é surpreendido pela notícia dada por Generosa de que Mariquinha foi embora. Enquanto isso, Nastácio (Cosme dos Santos) tenta avisar Neco (Danton Mello) sobre o ocorrido, mas o jovem está dormindo e não atende.
Pepa (Elena Toledo) e Julieta (Roberta Rodrigues) vão até a escola e tentam convencer Mariquinha a voltar para o casarão. Apesar de relutante no início, ela acaba cedendo ao apelo da madrasta. Sua chegada ao casarão surpreende Justino (Mauro Mendonça) e Neco. Questionada pelo irmão, Mariquinha afirma que está cansada das humilhações de Tobias.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Justino, fiel à sua postura rígida, reafirma que sempre soube que esse casamento seria um erro. Preocupado com o impacto na reputação da família, o coronel começa a enxergar a filha como um fardo, deixando claro seu descontentamento com toda a situação.