Nos momentos finais de Cabocla, a trama se torna ainda mais tensa com a revelação de um segredo devastador e a trágica morte de Tomé (Eriberto Leão). Sua despedida marcará um dos momentos mais emocionantes da história, mas antes disso, vem a grande revelação de um dos maiores mistérios da novela.
Tudo começa quando Desidério (Paulo Vespúcio), capanga do Capitão Macário (Oscar Magrini), provoca Tobias (Malvino Salvador) na venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues). Visivelmente embriagado e cheio de bravata, Desidério confessa ser o responsável pela surra que quase matou Felício (Sebastião Vasconcelos).
Tomé, ao ouvir a confissão, não consegue controlar sua raiva e decide intervir para proteger Tobias. A discussão entre os dois esquenta, e de forma covarde, Desidério saca uma arma e dispara contra Tomé. O peão cai, gravemente ferido, nos braços de Tina (Maria Flor), que, em lágrimas, se despede do amado. Nos últimos momentos de vida, Tomé pede perdão por tê-la rejeitado e por partir tão cedo.
Após o crime, Desidério é preso e confessa que agrediu Felício a mando do Capitão Macário, que também acaba sendo preso quando se descobre que ele havia forjado sua própria morte após ser baleado por Tobias.
Na cadeia, Desidério tenta justificar suas ações ao capitão, alegando que revelou o segredo por achar que Macário já estava morto. No entanto, ambos acabam atrás das grades, pagando pelos crimes que cometeram.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.