Nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, a tranquilidade da família Leonel será abalada por uma notícia alarmante. Primo Cícero (Haroldo Guimarães) chega ao rancho acompanhado de dois homens capturados em flagrante e que roubaram ouro da Gruta Azul, que pertence aos Leonel.
Primo Cícero chega com os bandidos amarrados na carroceria de sua caminhonete e revela para Quinota (Larissa Bocchino) o que aconteceu. “Garimpeiro ilegal, Quinota. Bandido, na Gruta Azul!”, dirá ele, deixando claro que os homens foram pegos em flagrante com pepitas de ouro.
Com os ladrões em suas mãos, a família Leonel enfrentará um dilema sobre o que fazer com eles. Zé Beltino (Igor Fortunato) revela logo sua vontade de resolver a situação de forma extrema: “Melhor matar logo”. “Ninguém vai matar ninguém aqui”, impedirá a mocinha.
A decisão final é levar os bandidos à delegacia local. Quinota, Zé Beltino e Artur (Túlio Starling) se encarregam de escoltar os homens até lá, onde Floro Borromeu (Leandro Daniel) informa que eles passarão pelo processo de corpo de delito na capital.
Após entregar os bandidos à justiça, Quinota revela o que aconteceu para Zefa (Andrea Beltrão) e Tico Leonel (Alexandre Nero), que imediatamente se preocupam com a segurança da Gruta Azul. Assim, Tico sugere ao delegado que a entrada da gruta seja vigiada.
Porém, Floro Borromeu revelará um problema ainda maior: “Não tem efetivo. O prefeito cortou todo o patrulhamento. A guarda civil de Lapão da Beirada é um batalhão de um homem só!”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Diante da situação crítica, Artur tem uma ideia ousada. Junto com Quinota, ele decide ir até a casa de Sabá Bodó para responsabilizá-lo pela segurança da Gruta Azul. “Prefeito, o senhor desmanchou o efetivo da guarda civil de Cosme e do Baixo do Seridó e o de Lapão da Beirada. Enquanto isso, a Gruta Azul, de propriedade da família de minha mulher, foi invadida”, explicará o mocinho.
Surpreso, Sabá Bodó tenta se esquivar da responsabilidade, mas Quinota dará a última palavra: “O senhor vai ficar de guarda lá. A noite toda. Até resolver essa questão”. Como se não bastasse, os dois colocam uma espingarda nas mãos do prefeito, que ficará apavorado.