Responsável pelo remake de Vale Tudo, Manuela Dias se deparou com uma repercussão explosiva e bastante negativa após uma entrevista à Folha de S. Paulo. Nela, a autora revelou algumas mudanças que pretende fazer na nova versão da novela, especialmente nas características de Odete Roitman, que é vista por muitos como a maior vilã da história das novelas.
Ela explicou que fará alterações para “se adequar aos novos tempos”, sugerindo que quer “humanizar” a vilã, ressaltando que tanto o Brasil quanto o público mudaram muito nas últimas três décadas. A autora também questionou alguns dos absurdos ditos por Odete na versão original do folhetim.
“Odete vai continuar sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. Vale Tudo foi a novela da volta da democracia, e naquela época, criticar o Brasil era um ato de resistência, algo revolucionário. Hoje, isso não é mais. Estamos saturados disso. O novo é buscar formas de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente”, adiantou a novelista.
“Gilberto Braga, que escreveu a versão original, estava usando Odete como uma válvula de escape para criticar o Brasil de forma exacerbada. Hoje, provocar os mesmos efeitos não significa usar os mesmos recursos. Odete era julgada por ser sexualmente ativa aos 60. E agora? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas é uma mudança”, refletiu ela.
Nas redes sociais, muitos internautas criticaram a avaliação de Manuela e sua decisão de realizar essas mudanças, acreditando que isso pode descaracterizar uma personagem icônica e que o comportamento dela ainda reflete o de muitas pessoas hoje. “Vai estragar a novela! Você não é dramaturga, não entende do gênero. E o respeito pela memória do Gilberto Braga? As falas da Odete estão super atuais. Vai podar a personagem pra agradar meia dúzia? Um absurdo!”, comentou um internauta em uma publicação da autora, que teve que limitar os comentários em suas redes sociais devido às críticas.
Em resposta à situação, a autora decidiu se manifestar, postando um story no Instagram com a frase: “Desculpe o transtorno, estamos trabalhando para sua comodidade”. E, como legenda, acrescentou: “Odete é Odete”.
Vale lembrar que o remake de Vale Tudo está programado para estrear no dia 31 de março de 2025 e é uma das grandes apostas da Globo. Na entrevista, Manuela revelou que um terço dos capítulos já está escrito.
Infelizmente a própria Globo não tá nem aí, não tem e nunca houve respeito algum da emissora as obras originais e aos autores, ainda mais os falecidos como o do Gilberto Braga, antigamente a emissora se preocupava tanto com a audiência, que investia cada vez mais na teledramaturgia, de como escrever certos textos, hoje o investimento dela tá em lacrar políticamente ideologicamente em favor da esquerda e do atual Governo a todo o custo 💩💩💩💩💩🤮🤮🤮🤮🤮🤡🤡🤡🤡🤡🙈🙈🙈🙈🙈🤬🤬🤬🤬🤬👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻