Próxima novela das nove da Globo, o remake de Vale Tudo (1988) já vem dando o que falar, apesar de estrear somente em março de 2025. Único autor da novela que está vivo atualmente, Aguinaldo Silva já declarou ser contra uma nova versão da trama.
Cercado de sigilo pela Globo, o remake do folhetim escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères começou a virar assunto nos últimos dias. A novela, que só estreia em 31 de março de 2025, substituindo Mania de Você, já até está envolvida em polêmica.
Responsável pela adaptação da obra, a autora Manuela Dias causou ao citar as mudanças que está fazendo na trama, entre elas na icônica vilã Odete Roitman, eternizada por Beatriz Segall.
Aguinaldo Silva afirmou que é contra o remake de Vale Tudo
Do trio de autores de Vale Tudo, o único que está vivo é Aguinaldo Silva, que recentemente retornou à Globo para escrever uma nova novela das nove. Em entrevista ao UOL em junho, o autor já afirmou que é contra o remake da trama.
“Eu sou contra remakes. A novela existe naquele momento, depende do autor, do elenco, da disposição do público para que tudo dê certo. Todos os remakes foram sempre menos interessantes que os originais. As pessoas que veem novelas vão ver uma Odete Roitman que não é Odete Roitman. Quem vai fazer Odete? Cassia Kis poderia fazer, por exemplo. A própria Gloria Pires faria uma boa Odete, mas não está na idade ainda. Mas não tem jeito. Odete sempre vai ser Beatriz Segall”, disse.
“Eu te confesso que se tivesse que escalar o elenco desse remake, pediria demissão. As pessoas vão assistir ao remake de Vale Tudo e vão dizer que gostam mais da original. Eu não me atreveria (a fazer remake de Vale Tudo) por uma questão de respeito. A pergunta básica da novela (‘Vale a pena ser honesto no Brasil?’) é uma questão delicada atualmente, porque parece que vale a pena ser um pouquinho vigarista hoje em dia”, declarou Aguinaldo.
Autora de remake causou revolta
As críticas contra o remake também acontecem por parte do público e cresceram ainda mais depois da entrevista de Manuela Dias à Folha de S. Paulo. A novelista revelou que mudará as características que fizeram a vilã Odete Roitman ser o que foi no passado, demonstrando que vai mudar muita coisa.
Ao ser questionada se havia conversado com Aguinaldo Silva, que é um dos autores da trama, Manuela desviou. “Sérgio Marques, que fez o original, está trabalhando comigo. É um colaborador experiente, da velha guarda da Globo. Mas muita coisa mudou. É legal mais por curiosidade sobre os bastidores do original do que pelo remake”, pontuou.