João Emanuel Carneiro é autor de vários sucessos da Globo neste milênio. Entre suas tramas, estão as badaladas Da Cor do Pecado, Cobras e Lagartos, A Favorita e Avenida Brasil, além das medianas A Regra do Jogo e Segundo Sol.
E ele já deve voltar ao ar no horário nobre neste ano, em novembro, ou mais tardar em maio de 2021. Ao jornal O Globo, ele contou detalhes da sua nova trama. Antes, é preciso dizer que a parceria de João agora será com um novo diretor.
Após Amora Mautner o acompanhar em Avenida Brasil e A Regra do Jogo, veio Dennis Carvalho em Segundo Sol. Desta vez, quem dirigirá a próxima novela do autor será Carlos Araújo, o mesmo que hoje está responsável por Éramos Seis. A trama está prevista para suceder a “Em Seu Lugar” (de Licia Manzo) na faixa das 21h, segundo o jornal O Globo.
Também a este mesmo veículo, João Emanuel deu detalhes da sua próxima trama. “Essa nova novela acho que é a mais feminina que eu já fiz. Eu chamei as mulheres da minha vida para me ajudar. ‘Avenida Brasil’ é feminina, mas a Nina e a Carminha eram personagens muito masculinas, na verdade. Elas não deixavam de ser homens também. É a história de uma mãe. De uma mãe má. Mas já te dei muito, hein! Não ia falar tanto, não”.
Veja também: resumo dos capítulos de Abismo de Paixão
Ele ainda contou que pretende abordar um tema específico: “Eu estou muito interessado em contar histórias de gordos. Eu emagreci 15 quilos, estava mais gordinho. Eu tenho grande simpatia pelos gordos. Eles são uma minoria que é totalmente perseguida, mas ninguém fala disso”.
O AUTOR SE JUSTIFICA:
Ele concorda que os gordos são mais retratados hoje em dia, mas discorda que o melhor caminho para eles seja o humor. “Mas ainda sim, não há tanto essa consciência de que tem preconceito contra gordo. Se leva para o lado do humor ainda. Nessa nova novela que eu estou fazendo, quero tratar desse tema”.
João ainda avalia a maneira como as tramas são contadas hoje em dia na TV brasileira: “O telespectador hoje exige que a novela tenha uma velocidade, imprima uma dinâmica que muitas novelas antigamente não imprimiam. Uma novela que é exemplo disso é a do Walcyr que tá no ar (A dona do Pedaço). É uma novela ótima, inesperada, que acontece muita coisa. E muitas séries podem pegar também pela emoção. Uma que me marcou muito agora foi “This is us”, que é bem emotiva. Essas regras entre razão e emoção podem não se aplicar tão 100% entre um caso e outro”.
O autor ainda opinou sobra a polêmica que ainda causa, hoje em dia, os beijos entre pessoas do mesmo sexo. “É. Na novela, você tem que pensar que está invadindo a casa das pessoas. Elas não foram ao cinema, ao teatro. Você tem que pensar em lares que você nem imagina quais são. Eu tenho que ter um bom senso muito grande do que eu vou fazer para não ofender as pessoas”.
Ele segue: “Eu acho que todos os temas podem ser abordados se você souber tratar dele, não bater de frente com as pessoas. Tem que preparar o espectador. Um beijo gay é uma coisa que tem que ser preparada até ser consumido pelas pessoas”.