Atriz com mais de 50 anos de carreira, Jussara Freire está no ar na reprise de Cabocla (2004), e em breve entrará em Mania de Você, na faixa das 21h. A veterana, no entanto, já perdeu papel em novela da Globo por causa da Record.
No folhetim de Benedito Ruy Barbosa em reexibição na faixa Edição Especial nas tardes da Globo, Jussara interpreta a Siá Bina, esposa do Zé da Estação (Otávio Augusto) e mãe de Zuca (Vanessa Giácomo).
A atriz, que esteve em novelas da Globo nos últimos anos, como A Dona do Pedaço (2019) e Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), voltará ao ar como uma freira que sabe do passado de Mércia (Adriana Esteves) em Mania de Você.
Atriz de Cabocla perdeu papel em novela das nove da Globo
Há oito anos, no entanto, Jussara Freire perdeu papel em uma novela da Globo. Ela estava sendo sondada para o elenco de Velho Chico (2016), mas não conseguiu o trabalho por causa de uma novela engavetada pela Record.
“Houve uma sondagem e até um esforço para me ter na trama. Chegaram a ligar na Casablanca para saber quando a novela iria ao ar. Se ela tivesse estreado no tempo correto, daria tudo certo. Amo [o autor] Benedito Ruy Barbosa, [o diretor] Luiz Fernando Carvalho e tenho a cara da novela. Poderia fazer qualquer papel, condizente com a minha idade, ali. Seria minha volta para a Globo após 10 anos”, contou ela ao UOL na época.
Jussara Freire reclamou da Record
Naquela ocasião, Jussara já tinha gravado a novela Escrava Mãe, na Record, mas havia um empecilho: a emissora engavetou a trama, sem data para estrear. Com isso, a atriz não conseguiu fechar contrato com a Globo, já que poderia estar em outra produção inédita de outro canal a qualquer momento.
“Nosso contrato já acabou, mas estamos amarrados pela Record. O problema não é com a emissora, mas com a lei. Um canal pode ficar até cinco anos sem colocar no ar um trabalho inédito. Só que nenhuma outra empresa televisiva vai querer contratar o ator enquanto essa produção inédita não for toda ao ar, porque isso causa uma confusão no telespectador. Por isso ficamos na dependência da exibição. É a lei que precisa mudar”, lamentou a artista.
Na época, Jussara Freire também chegou a ser procurada pelo SBT para viver uma freira em Carinha de Anjo. Porém, mais uma vez ela perdeu o trabalho por causa da incerteza sobre a estreia da trama da Record, que acabou estreando em maio de 2016.