Taumaturgo Ferreira revelou uma experiência marcante da sua carreira quando deixou o elenco da versão original de Renascer, em 1993, e enfrentou um período de ostracismo na Globo. O ator, que deu vida ao personagem Zé Venâncio no folhetim de Benedito Ruy Barbosa, foi retirado da trama no capítulo 50, o que resultou em um cancelamento e uma pausa em sua carreira na TV.
O episódio fez Taumaturgo repensar sua trajetória na televisão. Apesar de ter participado de sucessos como Araponga” e Top Model, o ator viu sua carreira em ascensão ser interrompida de forma inesperada em Renascer.
Ele destacou que, embora seu nome aparecesse nos créditos, o personagem não era “crível”, e o autor não estava entusiasmado em escrever para ele, levando à sua saída da novela.
“Foi a novela que me cancelou. Fui cancelado porque me expulsaram de ‘Renascer’ no capítulo 50. Na hora eu não liguei porque tinha feito a novela com o máximo de dedicação. Engraçado que quando fui escalado, um astrólogo amigo meu disse que eu ia fazer um trabalho polêmico, só que achei que seria uma polêmica boa”, revelou o ator em entrevista a revista Extra.
Ator ficou longe da TV por seis anos
“Minha carreira vinha numa ascensão. Vinha de Araponga, de Top Model, que tinham sido grandes sucessos. Até chegar Renascer eu estava com moral. Eu vinha nesse movimento. Na novela, meu nome vinha por último: Taumaturgo Ferreira como fulano de tal. Mas o personagem não era muito crível, e se o autor não está entusiasmado com você, em escrever para você, não tem jeito, e me tiraram da novela”, acrescentou.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Renascer
Esse cancelamento teve um impacto logo na carreira do ator, levando seis anos, durante os quais Taumaturgo percebeu a hostilidade de algumas pessoas do meio artístico contra ele. No entanto, nas ruas, ainda recebia apoio do público. Essa fase difícil foi superada quando o ator teve a oportunidade de retornar à televisão em O Cravo e a Rosa e Celebridade, duas novelas de grande sucesso.