Respeitada e dona de uma carreira de mais de 80 anos, Eva Todor foi uma atriz que o Brasil teve a honra de contar para a interpretação de diversos papéis conhecidos. Passou pelo teatro, cinema e esteve até quando pôde na TV.
Veja também – Censura e guerra nos tribunais: Confira as novelas brasileiras que chegaram a ser produzidas, mas nunca foram ao ar
De nacionalidade húngara, ela foi naturalizada brasileira e não limitou suas atuações ao audiovisual. Também no mercado fonográfico, esteve ancorando programas de rádio e as tradicionais radionovelas.
A naturalização de Todor como brasileira aconteceu quando ela encontrou Getúlio Vargas. O presidente teve a honra de compor uma peça dela em um teatro no Rio de Janeiro e pediu para que a produção lhe levasse até ela, para conhecê-la de perto.
Segundo relatos da própria, Getúlio teria sido direto ao perguntar: “Você quer ser naturalizada?”. A partir de então, começou oficialmente a jornada da atriz enquanto uma brasileira legalmente reconhecida, o que só fez continuar seu sucesso.
Veja também – Saiba 10 atores globais que já assumiram publicamente não acreditarem na existência de Deus
Para estrelar os primeiros anos da TV, começou em um programa feito só para ela e que se chamava As Aventuras de Eva. De lá para seus últimos anos de vida, foram cerca de 40 papéis cravados em produtos da teledramaturgia.
Sua estreia na Globo ocorreu em 1975, quando a TV Tupi ainda existia e depois dela ter sido um grande nome da emissora que, até então, era a maior concorrente global. Por lá, emendou papéis e nunca aceitou estar na tão temida geladeira. Sempre na ativa, fez o possível para estar em destaque até seus últimos dias de vida.
Veja também – Fenômeno da década de 90, novela das sete é até hoje proibida de ter reprise na Globo e segredo vem à tona
Porém, o lamentável destino da vida fez com que Eva não pudesse atuar mais. Ainda quando estava em Salve Jorge (2012), foi diagnosticada com Mal de Parkinson e Alzheimer. Com ambas as doenças irreversíveis, restou a ela ter que lidar com as consequências da idade.
Sem familiares, a dama da TV brasileira terminou seus dias de vida sendo cuidada por funcionários. Enfermeiros e pessoas queridas, de sua confiança, estiveram sendo sua família enquanto a insuficiência cardíaca se agravava ao longo dos anos.
Em 2017, Eva Todor não resistiu. Faleceu na manhã de 10 de dezembro, após não conseguir se recuperar de uma pneumonia. Viúva e sem nenhum parente vivo, a abertura de seu testamento deixou todos em choque.
Veja também – Confira cinco novelas de sucesso que o Canal Viva nunca reprisou
Os sete funcionários dela quase caíram para trás ao descobrirem que seriam eles os responsáveis por herdarem a fortuna. No documento, a justificativa da atriz era que estas sete pessoas foram aquelas que cuidaram e conviveram com ela a vida inteira, e que tinham total direito ao que ela deixasse aqui na terra após o descanso eterno.
Icone! Descanse em Paz. Minha tia avó e meu tio avô, tiveram esse gesto nobre, mas tinham filho e, por não precisar herdar o apartamento por já tê-lo (foi Delegado), concordou com a decisão dos pais de deixar para a colaboradora do casal, por décadas. Como a Lei, define filho como herdeiro necessário, ele deu anuência no testamento dos pais, para a doação do imóvel ser integral!