Em Nos Tempos do Imperador, Samuel (Michel Gomes) será condenado a prisão perpétua pela morte do coronel Ambrósio (Roberto Bonfim). O engenheiro, no entanto, será preso injustamente, visto que o verdadeiro autor do crime, é Salustiano (Alexandre Zacchia).
Salustiano era um dos empregados da família do latifundiário, mas acabou atirando acidentalmente no coronel quando a fazenda foi invadida por Samuel, que na época se chamava Jorge e queria libertar os escravos. Dessa forma, Salustiano começou a atirar e acertou em seu patrão.
Veja também – Veja como acontecerá o primeiro beijo de Cecília e Gustavo em Carinha de Anjo
Temendo o pior, o velho jogou toda a culpa em Jorge/Samuel. Mas, na reta final da novela, Salustiano reaparecerá como uma espécie de guru religioso na Bahia, carregando uma cruz e sendo bajulado por diversas mulheres. “Salve o beato Salustiano”, dirá coro de senhoras.
A aparição do homem na trama pode indicar uma saída para Samuel. Isso porque de alguma forma o engenheiro conseguirá provar sua inocência e se livrar da cadeia. Dessa forma, ele estará livre para viver seu amor com Pilar (Gabriela Medvedovski), visto que sofreram tanto ao longo da trama.
A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.