Tem muitas novelas que fazem sucesso e são emblemáticas. Além de ficarem marcadas por todo o seu contexto, logo vem às lembranças dos noveleiros o fato de terem um título impactante. Porém, o título das novelas normalmente mudam e, em alguns casos, coincidentemente estas novelas que sofreram mudança no nome atingem sucessos estrondosos. Listamos algumas:
A Regra do Jogo (2015)
A novela das nove de João Emanuel Carneiro foi uma grande aposta dos globais, visto que o autor tinha emplacado Avenida Brasil alguns anos antes do lançamento do folhetim. Para isto, a novela que se chamaria Favela Chique foi trocada para receber o título de A Regra do Jogo, diante do medo que a Globo tinha de sofrer rejeição devido a “gourmetização” da favela.
Império (2014)
Atualmente no ar na faixa das nove, Império teria outro nome. Inicialmente, Aguinaldo Silva pensava em Falso Brilhante, até que a novela passou boa parte de seus trabalhos sob este nome. Porém, em algum momento, foi decidido que a história do Comendador seria Império, e não mais Falso Brilhante.
Veja também – Saiba quais novelas de sucesso foram ao ar com gravações concluídas
Amor à Vida (2013)
Rejeitada em boa parte de sua condução, Amor à Vida tinha um nome não tão agradável inicialmente. Em Nome do Pai era a primeira ideia de título da novela, dando referência à ardilosa relação de Félix (Mateus Solano) com o pai César (Antônio Fagundes).
Cordel Encantado (2011)
Quando lembramos de Cordel Encantado, logo vem a nossa mente a linda abertura da novela, que era feita em cordel. A história se passava no nordeste brasileiro, mas não se chamaria Cordel Encantado. Pensou-se em Pisa na Fulô, ideia que foi abortada para que a trama das seis fosse batizada tal qual é conhecida hoje.
Veja também – Saiba quais novelas são continuações de outras, assim como Nos Tempos do Imperador
Insensato Coração (2011)
Nunca reprisada, Insensato Coração não foi um dos maiores sucessos de audiência da Globo, mas está na lista daquelas novelas que têm um lugar especial em nossos corações. Com a trama envolvente da briga entre irmãos, Insensato receberia o título de Lado a Lado, que coincidentemente depois virou nome de uma novela das seis.
Fina Estampa (2011)
Neste caso em específico, o título original foi reaproveitado na versão estrangeira da novela, o que foi menos mal. Porém, este foi mais um caso de novela de Aguinaldo Silva que a Globo não gostou do nome. Marido de Aluguel foi o título inicial da novela que, ao ir para o ar, passou a se chamar Fina Estampa.
A Favorita (2008)
A história de Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) que confundiam a cabeça do público, que ficava perdido sem entender quem era a vilã, se chamaria Juízo Final. Contudo, às vésperas da estreia, a Globo deu à novela das nove o nome de A Favorita e fez questão de brincar com o novo título. Nas chamadas de lançamento, era questionado para o público qual seria a personagem favorita, dando um prelúdio do que se encontraria na novela.
Senhora do Destino (2004)
Também neste caso, a Globo demonstra que não se agrada muito dos títulos dados por Aguinaldo Silva às novelas. Apesar de fazer sucesso sob o nome de Senhora do Destino, podemos certamente dizer que o primeiro nome dado para a novela também era interessante: Dinastia.
Veja também – Em meio a grande expectativa por Pantanal, relembre os remakes que fracassaram
Renascer (1993)
Mais uma das novelas de Benedito Ruy Barbosa com temática sobre o campo, fazendas e correlatos, Renascer foi escrita completamente sob o nome de Bumba-Meu-Boi. Este título nada chamativo foi deixado de lado e dado lugar ao que fez a novela ser conhecida até hoje.
Brega & Chique (1987)
De Cassiano Gabus Mendes, Brega & Chique ganhou os corações dos brasileiros no final da década de 80 e é lembrada principalmente por conta do retorno de Marília Pêra, após mais de uma década longe dos holofotes. Contudo, o primeiro nome de Brega & Chique era Caviar e Goiabada.