Após várias maldades cometidas ao longo da Edição Especial de Cabocla, eis que a vida do coronel Justino (Mauro Mendonça) sofrerá uma grande reviravolta. Só para se ter uma ideia, o idoso acabará se arrependendo de tudo o que fez contra Boanerges (Tony Ramos) durante o folhetim, além de arranjar um novo amor e, assim, deixar de lado a viuvez na trama de Benedito Ruy Barbosa.
Como todos sabem, o veterano tem como principal finalidade ficar com as terras de Felício (Sebastião Vasconcelos), este que, por sua vez, assegura ter direito a posse do local. Mesmo assim, o personagem de Mauro Mendonça continuará a insistir que não sairá de lá, afinal foi ele que construiu a casa há muito tempo. Isso, no entanto, deixará Justino em pé de guerra com Boanerges e se tornando um forte candidato a adquirir inimigos por toda a região, fato este que quase lhe custará a vida.
Na ocasião, o vilão chegará a ser baleado, mas sairá ileso dessa. Depois, ele se mostrará arrependido por todas as maldades do passado. Nisso, quem se beneficiará será Neco (Danton Mello), o qual verá a possibilidade de seu casamento com Belinha (Regiane Alves) acontecer. A partir daí, o casal vai superar as divergências entre os pais, que se aliarão politicamente a ponto de fazer Boanerges apoiar a carreira do genro.
Logo após, o público verá Justino (Mauro Mendonça) interessado em Pepa (Elena Toledo), a ex-namorada de Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), que se deslocará até Vila da Mata na tentativa de reconquistar seu grande amor, mas, no final das contas, se envolverá mesmo é com o poderoso fazendeiro.